Dentre os tipos de difusão que são destacados por Bellotto (...
Dentre os tipos de difusão que são destacados por Bellotto (2006), têm-se a difusão editorial, educativa e cultural. A respeito dessa diversidade e das atividades de mediação, tal como são citadas por Rockembach (2015), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Constitui uma difusão educativa no âmbito dos arquivos a realização de espaços de disseminação de publicações geradas pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul aos pesquisadores em geral.
( ) Um exemplo de difusão cultural no âmbito dos arquivos seria a exposição de documentos sobre a história do Rio Grande do Sul no espaço do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.
( ) A difusão editorial tem como objetivo realizar atividades de treinamento de usuários produtores de arquivos correntes, intermediários e permanentes, contribuindo para a efetividade do trabalho de acesso aos acervos.
( ) A mediação é um trabalho paralelo à difusão no âmbito dos arquivos, atuando de forma implícita e explícita, quando se trata de mediação da informação, além da mediação cultural e pedagógica/ educacional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder a questão sobre os tipos de difusão destacados por Bellotto (2006) e as atividades de mediação citadas por Rockembach (2015), vamos analisar cada assertiva apresentada e justificar a alternativa correta, que é D - F – V – F – V.
Assertiva 1: Constitui uma difusão educativa no âmbito dos arquivos a realização de espaços de disseminação de publicações geradas pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul aos pesquisadores em geral.
Falsa. A difusão educativa refere-se a ações educativas, como palestras, cursos e workshops que visam educar sobre a importância e o uso dos arquivos. Disseminação de publicações se enquadra mais em difusão editorial.
Assertiva 2: Um exemplo de difusão cultural no âmbito dos arquivos seria a exposição de documentos sobre a história do Rio Grande do Sul no espaço do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Verdadeira. A difusão cultural inclui atividades como exposições, mostras e eventos que visam divulgar a cultura contida nos acervos arquivísticos ao público em geral.
Assertiva 3: A difusão editorial tem como objetivo realizar atividades de treinamento de usuários produtores de arquivos correntes, intermediários e permanentes, contribuindo para a efetividade do trabalho de acesso aos acervos.
Falsa. A difusão editorial está relacionada à produção e distribuição de publicações (livros, revistas, artigos) que promovem e divulgam o conteúdo dos arquivos. Atividades de treinamento estão mais ligadas à difusão educativa.
Assertiva 4: A mediação é um trabalho paralelo à difusão no âmbito dos arquivos, atuando de forma implícita e explícita, quando se trata de mediação da informação, além da mediação cultural e pedagógica/educacional.
Verdadeira. A mediação no âmbito dos arquivos envolve a atuação direta e indireta na facilitação do acesso e compreensão da informação, além de englobar ações culturais e educativas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com Bellotto as instituições arquivísticas podem desenvolver três tipos de difusão: a editorial, a cultural e a educativa. A difusão editorial produz publicações que são canais de comunicação com os usuários que estão “fora” das instituições arquivísticas, pois levam à comunidade, à administração e ao meio acadêmico informações sobre a riqueza documental do acervo e os serviços do arquivo. Exemplos de ações de difusão editorial são, principalmente, publicação de sites, exposições, instrumentos de pesquisa, boletins, folders, manuais, edições de texto, monografias históricas, manuscritos, catálogos seletivos, edições comemorativas, entre outros.
A difusão cultural é executada de duas maneiras: a que lança elementos de “dentro” da instituição para “fora”, procurando atrair o público para o arquivo, e a que permite os usuários participarem de atividades no âmbito do arquivo. Esse tipo de difusão é praticada por algumas instituições arquivísticas brasileiras que promovem palestras, debates, sessões musicais, lançamento de livros, comentários na imprensa, filmes, documentários, concursos sobre temas da história do Brasil, simpósios, congressos, jornadas e reuniões sobre a profissão do arquivista.
Já a difusão educativa é desenvolvida através de atividades de caráter didático/pedagógico que visam aproximar o público escolar – formado por discentes e docentes – do patrimônio documental arquivístico. Nos arquivos podem ser implantadas diversas ações de difusão educativa, tais como a realização de visitas guiadas e temáticas, palestras educativas, execução de exposições e/ou mostras documentais, publicação de materiais didáticos e execução de oficinas pedagógicas.
Difusão editorial:
- produz publicações para os usuários que estão “fora” das instituições arquivísticas
- levam à comunidade/administração/meio acadêmico informações sobre a riqueza documental do acervo
- EX: publicação de sites, exposições, instrumentos de pesquisa, boletins, folders, manuais, edições de texto, monografias históricas, manuscritos, catálogos seletivos, edições comemorativas, entre outros.
Difusão cultural:
- lança elementos de “dentro” da instituição para “fora”, procurando atrair o público para o arquivo, ou também permite os usuários participarem de atividades no âmbito do arquivo.
- EX: palestras, debates, sessões musicais, lançamento de livros, comentários na imprensa, filmes, documentários, concursos sobre temas da história do Brasil, simpósios, congressos, jornadas e reuniões sobre a profissão do arquivista.
Difusão educativa:
- atividades de caráter didático/pedagógico que visam aproximar o público escolar
- formado por discentes e docentes – do patrimônio documental arquivístico.
- EX: realização de visitas guiadas e temáticas, palestras educativas, execução de exposições e/ou mostras documentais, publicação de materiais didáticos e execução de oficinas pedagógicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo