“Portugal nunca se conformou com o decréscimo da produção au...
Com relação à Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra A, que afirma que a cobrança da derrama e as restrições econômicas impostas, com o Alvará de 1785, contribuíram para o descontentamento dos mineradores e, consequentemente, para o movimento da Inconfidência Mineira. Este movimento foi uma resposta direta às políticas opressivas e à exploração econômica excessiva por parte de Portugal, que se refletia em um sistema de tributação abusivo, como a derrama - uma cobrança compulsória para atingir a quota de impostos determinada pela coroa portuguesa.
As ações da coroa portuguesa, como a imposição do Alvará de 1785, que proibia a instalação de manufaturas em território brasileiro, representavam um grande obstáculo ao desenvolvimento econômico local e exacerbavam o descontentamento entre a população colonial. Estes fatores, aliados ao crescente sentimento de autonomia e influência das ideias iluministas que chegavam da Europa e da América do Norte, fomentaram o desejo de uma ruptura política com Portugal e foram essenciais para a eclosão do movimento.
Refutando as demais alternativas, é importante esclarecer que a conjuntura internacional influenciou sim a Inconfidência Mineira, especialmente os ideais iluministas e os exemplos de outras revoluções da época (alternativa B incorreta); o movimento tinha entre seus ideais a república, mas não focava na libertação dos escravos (alternativa C incorreta); visava sim à independência ou a uma autonomia significativa de Portugal (alternativa D incorreta); e não era uma reação contra a influência econômica francesa (alternativa E incorreta).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I) - COM A DECADÊNCIA DA MINERAÇÃO A PARTIR DA METADE DO SÉCULO XVII (1755 - 1789) PORTUGAL ESTABELECEU QUE FOSSE ENVIADO A METRÓPOLE 1.500 KG ANUAIS EM OURO (DERRAMA) HOUVESSE PRODUÇÃO OU NÃO!
II) - A ESSÊNCIA DO ALVARÁ DE 1785 DIZ QUE: "Proíbe o estabelecimento de fábricas e manufaturas no Brasil, argumentando que, com o desenvolvimento das fábricas e manufaturas, os colonos deixavam de cultivar e explorar as riquezas da terra, e de fazer prosperar a agricultura nas sesmarias, conforme haviam prometido aqueles que as receberam. Para que a agricultura e a extração de ouro e diamantes não enfraqueçam por "falta de braços", a rainha decide proibir todo tipo de fábrica e manufatura têxtil no Brasil, com exceção daquelas que produzissem tecidos grosseiros que servissem para vestuário dos negros e empacotamento de fazendas e outros gêneros. Caso se desobedecesse ao alvará, o fabricante teria que pagar multa para a justiça e a quem lhe houvesse denunciado."
III) - AS INFLUÊNCIAS ILUMINISTAS DE "LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE" E A RECENTE REVOLUÇÃO AMERICANA DE 1776 DERAM A INCONFIDÊNCIA AS IDEOLOGIAS NECESSÁRIAS PARA ESTOURAR A REVOLUÇÃO CONTRA A OPRESSÃO COLONIAL POR PARTE DE PORTUGAL.
RESPOSTA LETRA - (A)
O que de fato foi o expotim do movimento foi o fato da derrama,que nada mais foi do que a cobranças dos emposto que a população vinha devendo e bom lembrar que isso ocorreu no mesmo periodo da crise do ouro...Mas de fato só conseguiram ser vencidos por que um dos seus componentes o trairam com a então proposta de ter suas dividas perdoadas coisa que de fato não aconteceu.
A mais plausível, realmente, é a letra A. No entanto, o fato era uma AMEAÇA DE COBRANÇA DA DERRADA. Afirmar que houve a cobrança da derrama não está correto, pois ela nunca chegou a ser cumprida.
a) a cobrança da derrama e as restrições econômicas impostas, com o Alvará de 1785, contribuíram para o descontentamento dos mineradores e, consequentemente, para o movimento.
A Derrama - Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. Então, a Metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores.
O Alvará de 1785 - determinava o fechamento de manufaturas locais, obrigando a população a consumir apenas produtos importados e de alto preço.
FONTE: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/inconfidencia-mineira-movimento-foi-resposta-ao-excesso-de-impostos.htm?cmpid=copiaecola
Qual seria o erro da letra D?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo