No contexto da biotecnologia, há a técnica que cria os orga...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1625131 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No contexto da biotecnologia, há a técnica que cria os organismos geneticamente modificados (OGMs). Em relação a estes, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Meu Deus, 41% de erro...

Agrobacterium tumefaciens é uma bactéria do solo, que vem sendo bastante utilizada em experimentos de biologia molecular.

Essa bactéria Gram-negativa é o agente etiológico da doença chamada de galha-da-coroa (esse gênero de bactéria causa doença, principalmente, em angiospermas dicotiledôneas), caracterizada pela formação de tumores na coroa (junção entre o caule e a raiz). As células dessa região se multiplicam descontroladamente devido à transferência de genes da bactéria para estas células.

A capacidade de infectar a planta hospedeira deve-se à presença do plasmídeo Ti (Tumor-inducing) em Agrobacterium tumefaciens. Ele apresenta duas regiões essenciais: a região do T-DNA, que é transferida, e a região vir (região de virulência), que codifica proteínas responsáveis pelo processo de transferência do T-DNA para a célula vegetal.

Após a transferência, o T-DNA é integrado ao genoma das células vegetais e os genes que o constituem passam a codificar enzimas envolvidas na biossíntese de hormônios vegetais como citocininas e auxinas, que levam a um desbalanço hormonal levando a um crescimento exagerado das células que receberam o T-DNA, caracterizando a galha; além de expressarem enzimas que sintetizam opinas (aminoácidos ou carboidratos modificados), que são catabolizadas unicamente pelo patógeno.

Esse potencial de transferência de genes vem sendo explorado pela biotecnologia, pois os genes que naturalmente constituem o T-DNA podem ser substituídos por outros genes de interesse, como marcas de seleção (genes que expressam resistência a um antibiótico, por exemplo).

A transformação genética (transferência de genes) usando a Agrobacterium tumefaciens como vetor é bem empregada em plantas, mas outros organismos também têm sido alvo desta técnica, como fungos e animais, inclusive células humanas. Uma aplicação desta técnica seria a mutação aleatória de genes que pode ajudar a elucidar a função de muitos genes ainda desconhecidos.

http://arquivo.ufv.br/petbio/informativos/abril2006/artigo02.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo