Acerca da organização administrativa e operacional do Siste...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q635742 Direito Sanitário
Acerca da organização administrativa e operacional do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do Enunciado:

O tema central da questão é a organização administrativa e operacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse sistema está regulamentado principalmente pela Lei nº 8.080/1990, que estabelece os princípios e diretrizes do SUS.

Legislação Aplicável:

A principal legislação que embasa a resposta é a Lei nº 8.080/1990, que trata da organização, direção e gestão do SUS, além de outras normas complementares.

Explicação do Tema Central:

O Sistema Único de Saúde é um modelo de saúde pública que visa oferecer atendimento integral, universal e igualitário à população. O planejamento e orçamento do SUS são processos que devem ocorrer de forma ascendente, ou seja, iniciando no nível local e subindo até o nível federal.

Exemplo Prático:

Imagine uma cidade pequena que identifica a necessidade de um novo posto de saúde. Inicialmente, esse pedido é planejado no nível municipal, passando pelas reuniões regionais, até ser integrado ao planejamento estadual e, finalmente, ao planejamento federal. Esse fluxo de informações ilustra o processo ascendente do planejamento no SUS.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B é correta porque reflete o princípio do planejamento ascendente do SUS, conforme previsto no art. 36 da Lei nº 8.080/1990.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A: Incorreta. O financiamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena não é exclusivamente responsabilidade dos Estados com seus recursos próprios. Ele é financiado por meio de um sistema integrado que envolve a União.
  • C: Incorreta. A responsabilidade por definir e coordenar sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade não é exclusiva dos municípios, mas sim compartilhada com estados e União.
  • D: Incorreta. Não é competência exclusiva da União elaborar normas técnico-científicas de saúde. Estados e municípios também têm competências nessa área.
  • E: Incorreta. As receitas do SUS devem ser aplicadas exclusivamente em ações e serviços públicos de saúde, e não podem ser movimentadas junto aos recursos livres.

Pegadinhas e Dicas:

Fique atento a expressões como "exclusiva" ou "somente", que muitas vezes são usadas para confundir o candidato, indicando competências que são, na verdade, compartilhadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

“O planejamento e orçamento do SUS será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos municípios, estados, e União.” Cap. III Lei 8080/90

 a)Caberá aos Estados, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

Art. 19-C. Caberá à União, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

 

 b)O processo de planejamento e orçamento do SUS será ascendente, do nível local até o federal.

Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

 

 c)À direção municipal do SUS, compete definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade.

Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete: II - definir e coordenar os sistemas: a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

 

 d) É competência exclusiva da União elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:XVI - elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde;

 

 e) As receitas geradas no âmbito do Sistema Único de Saúde serão creditadas em contas gerais, movimentadas junto dos recursos livres na esfera de poder onde forem arrecadadas.

§ 2° As receitas geradas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) serão creditadas diretamente em contas especiais, movimentadas pela sua direção, na esfera de poder onde forem arrecadadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo