Dentre os distúrbios hidroeletrolíticos, uma das principais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2469628 Medicina
Dentre os distúrbios hidroeletrolíticos, uma das principais causas é a perda da volemia, que pode ocorrer de duas maneiras: causas renais e extra renais. Quais são as causas extra renais de perda de volemia?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Perda de albumina e trato gastrointestinal.

Vamos entender o que a questão está abordando. O tema principal aqui é a perda de volemia, ou seja, a diminuição do volume de sangue circulante no corpo, algo que pode levar a graves distúrbios hidroeletrolíticos. A questão quer que identifiquemos as causas extra-renais, ou seja, aquelas que não estão relacionadas diretamente aos rins.

Justificando a alternativa correta: A alternativa D está correta porque as perdas extra-renais de volemia podem ocorrer através do trato gastrointestinal (por exemplo, vômitos, diarreias) e também devido a uma diminuição significativa de proteínas plasmáticas como a albumina. A albumina é uma proteína responsável por manter a pressão osmótica e, quando reduzida, pode levar a perdas de líquido para os espaços intersticiais, diminuindo a volemia.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:

A - Perda de sódio e cloro: Embora a perda de sódio e cloro seja relevante para distúrbios hidroeletrolíticos, estes eletrólitos são mais comumente associados a causas renais ou a condições específicas como a síndrome de secreção inapropriada de ADH (SIADH). Não se enquadram como principais causas extra-renais de perda de volemia.

B - Perda de glicose e uréia: A perda de glicose pode ocorrer em situações como diabetes mellitus mal controlado, e a uréia é um indicador de função renal. Essas substâncias não são causas comuns de perda de volemia extra-renal.

C - Perda de manitol endógeno e água: O manitol geralmente é administrado exogenamente como um diurético osmótico. Perdas de água podem ser uma causa de desidratação, mas a menção ao manitol endógeno não se aplica a contextos clínicos normais e não corresponde às principais causas extra-renais de perda de volemia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda os distúrbios hidroeletrolíticos e as causas de perda de volemia, que se refere à perda de volume de líquido no corpo, podendo ser através de causas renais (relacionadas aos rins) e extra renais (não relacionadas aos rins). As alternativas A, B e C mencionam substâncias que podem estar envolvidas na regulação do meio interno ou em distúrbios renais, mas não explicam diretamente a perda de volume não relacionada aos rins. A alternativa D é a correta porque menciona "Perda de albumina e trato gastrointestinal", que são causas extra renais de perda de volemia. A perda de albumina, uma proteína plasmática importante, pode ocorrer devido a doenças hepáticas ou síndromes nefróticas, e quando há perda de albumina, o plasma perde sua pressão oncótica, levando à perda de líquido dos vasos para os tecidos e, eventualmente, para o exterior do corpo. Além disso, perdas pelo trato gastrointestinal referem-se a situações como vômitos, diarreia ou sangramento, que também resultam na redução do volume de líquido no corpo de maneira extra renal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo