Com base nos parâmetros básicos para regulagem do ventilado...
I.A concentração percentual de oxigênio no ar inspirado; pode variar de 0.21 a 1.0. Geralmente, na fase inicial da VM a FiO 2 indicada é de 100%.
II.Volume corrente é o volume de ar fornecido a cada ventilação. É calculado para a regulagem inicial de 7 a 8 ml/kg para prevenir lesão pulmonar por hiperdistensão alveolar.
III.A pressão expiratória final positiva iniciada geralmente e 10cmH2O; recurso utilizado para otimizar a pressão positiva ao fim da expiração, de forma a manter os alvéolos abertos, em substituição ao mecanismo da glote.
IV.Na respiração normal, a inspiração é mais curta que a expiração; na ventilação mecânica esta relação geralmente é de 1:1, com tempo inspiratório de 0,8 a 1,2 segundos.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira - A concentração percentual de oxigênio no ar inspirado pode variar de 0.21 a 1.0. Geralmente, na fase inicial da VM a FiO2 indicada é de 100%. A FiO2 é reajustada conforme análise da gasometria arterial seguinte, sendo progressivamente reduzido, objetivando uma FIO< 0,5, porém adequada para manter uma oxigenação adequada, ou seja, superior a 90%
II- Verdadeira - O volume de ar fornecido a cada ventilação é calculado para a regulagem inicial de 7 a 8 ml/kg para prevenir lesão pulmonar por hiperdistensão alveolar. O volume pode variar se utilizada pressão positiva ao final da expiração (PEEP).
III- Falsa- A alternativa propõe que a pressão expiratória final positiva iniciada geralmente e 10cmH2O; recurso utilizado para otimizar a pressão positiva ao fim da expiração, de forma a manter os alvéolos abertos, em substituição ao mecanismo da glote, estando incorreta, a PEEP (pressão expiratória final positiva) geralmente é iniciada com 5cmH2O; recurso utilizado para otimizar a pressão positiva ao fim da expiração, de forma a manter os alvéolos abertos, em substituição ao mecanismo da glote.
IV - Falsa- A alternativa propõe que na respiração normal, a inspiração é mais curta que a expiração; na ventilação mecânica esta relação geralmente é de 1:1, com tempo inspiratório de 0,8 a 1,2 segundos, estando incorreta, na respiração normal, a inspiração é mais curta que a expiração; na ventilação mecânica esta relação geralmente é de 1:2, com tempo inspiratório de 0,8 a 1,2 segundos.
Gabarito: Letra E
UNA-SUS I UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (Brasil). Ventilação mecânica invasiva. 2023. Disponível em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/12222/mod_resource/content/3/un01/top10p02.html.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo