Com base nas noções de epidemiologia, julgue as afirmativas...
I.As frequências relativas são mais utilizadas quando se deseja comparar a ocorrência dos problemas de saúde em populações distintas ou na mesma população ao longo do tempo.
II.As frequências absolutas são muito utilizadas em epidemiologia, pois permitem medir o risco de uma população adoecer ou morrer por determinado agravo.
III.A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos de várias doenças.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - Apenas, I.
Vamos analisar cada afirmativa para entender melhor:
I. As frequências relativas são mais utilizadas quando se deseja comparar a ocorrência dos problemas de saúde em populações distintas ou na mesma população ao longo do tempo.
Essa afirmativa está correta. As frequências relativas, como taxas, proporções e coeficientes, são extremamente úteis em epidemiologia. Elas permitem comparar a ocorrência de problemas de saúde entre diferentes populações ou acompanhar mudanças ao longo do tempo dentro da mesma população. Por exemplo, a taxa de incidência de uma doença pode ser comparada entre dois países ou monitorada ao longo dos anos em um único país.
II. As frequências absolutas são muito utilizadas em epidemiologia, pois permitem medir o risco de uma população adoecer ou morrer por determinado agravo.
Essa afirmativa está incorreta. Frequências absolutas referem-se ao número total de casos ou eventos, como o número de pessoas que adoeceram ou morreram. Elas são úteis para mostrar a magnitude de um problema de saúde, mas não são utilizadas para medir o risco. A medida de risco geralmente é representada por frequências relativas, como taxas de incidência e prevalência, que levam em conta o tamanho da população.
III. A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos de várias doenças.
Essa afirmativa está incorreta. A letalidade é, de fato, uma medida da gravidade de uma doença, mas é calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença, e não por várias doenças. Por exemplo, a taxa de letalidade de uma doença específica como o ebola seria o número de mortes por ebola dividido pelo número total de casos de ebola.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As frequências relativas são mais utilizadas quando se deseja comparar a ocorrência de doenças em populações diferentes ou na mesma população ao longo do tempo. Por exemplo, num bairro de 10.000 habitantes, dividimos o número de casos de determinado evento pela população, obtendo-se uma freqüência relativa.
As frequências absolutas são pouco utilizadas em Epidemiologia, pois não permitem medir o risco de uma população. Elas refletem apenas o número de casos de determinada doença. Por exemplo, em determinado bairro de uma cidade existem 2.000 adultos hipertensos. Essa é uma medida absoluta.
LETALIDADE ou fatalidade ou ainda, taxa de letalidade relaciona o número de óbitos por determinada causa e o número de pessoas que foram acometidas por tal doença. Esta relação nos dá idéia da gravidade do agravo, pois indica o percentual de pessoas que morreram por tal doença e pode informar sobre a qualidade da assistência médica oferecida à população.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo