Há uma situação de grande prevalência na população em geral...
Tal situação refere-se à(ao)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - perda auditiva por NPSE
A questão aborda a identificação de uma condição de saúde que é prevalente, geralmente errônea e atribuída ao trabalho, mas que, uma vez diagnosticada, não gera incapacidade laborativa na maioria dos casos. Entendendo essas características, fica mais fácil identificar a alternativa correta.
Perda auditiva por NPSE (Níveis de Pressão Sonora Elevados) é uma condição que se encaixa perfeitamente nas descrições fornecidas no enunciado. A perda auditiva induzida por ruído é bastante comum na população geral e no ambiente de trabalho. É uma condição relativamente fácil de prevenir com o uso de protetores auditivos e práticas de controle de ruído. Apesar de ser uma condição que pode comprometer o desempenho em algumas atividades específicas, ela não gera incapacidade laboral na maioria dos casos e é passível de readaptação.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Cegueira legal: Esta condição seria mais incapacitante para a maioria das atividades laborativas, além de não ser de fácil prevenção ou correção.
C - Amputação traumática de membro: Assim como a cegueira legal, é uma condição que geralmente resulta em uma incapacidade mais significativa e permanente, além de não ser passível de prevenção fácil.
D - Paraplegia por queda de altura: Esta condição é grave e resulta em incapacidade para a maioria das atividades laborativas, além de não ser facilmente prevenível após ocorrer.
E - Infarto do miocárdio: Embora seja uma condição comum e em alguns casos relacionada ao trabalho devido ao estresse, ela não é algo que pode ser facilmente corrigido ou prevenido uma vez que ocorre, e pode resultar em incapacidade significativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE) é a diminuição gradual da acuidade auditiva, devido exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora. Configura-se como uma perda do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva ao tempo de exposição aos níveis elevados de pressão sonora. Inicialmente acomete frequências auditivas entre 3000 a 6000 Hz. Cessada a exposição, não haverá progressão da redução auditiva.
Um dos grandes empecilhos para a identificação da doença é o fato de o trabalhador não sentir a perda auditiva de forma repentina, pois ela ocorre ao longo do tempo. Embora essa perda dificilmente leve à surdez total, a redução na capacidade auditiva é significativa e perceptível. No ambiente de trabalho a perda da audição pode ocorrer por:
ruídos — acima de 85 decibéis;
vibrações — além do som, escutamos também através da vibração óssea o que também contribui para a perda auditiva;
substâncias químicas — solventes orgânicos (tolueno, butanol, xileno e dissulfeto), gases (nitrato de butila e monóxido de carbono), metais (arsênio, manganês e mercúrio).
Considerada quando ocorre exposição a níveis de pressão sonora de intensidade maior que 85 dB, atuantes sobre a orelha suscetível durante oito horas diárias, ou dose equivalente, ao longo de anos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo