O texto jornalístico para a televisão deve ser conciso, dir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: AOCP Órgão: FUNDASUS Prova: AOCP - 2015 - FUNDASUS - Analista - Jornalista |
Q635753 Jornalismo
O texto jornalístico para a televisão deve ser conciso, direto, simples e objetivo, permitindo a facilidade de compreensão do assunto pelo telespectador, que, por conta da instantaneidade do meio de comunicação, precisa entender o assunto no momento da transmissão. Considerando a produção de um material para a televisão, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) O primeiro passo para a elaboração de uma reportagem televisiva é a produção do roteiro textual (off) que amarrará todas as imagens, entrevistas e demais elementos. O roteiro servirá de guia para a captação das imagens, entrevistas a serem realizadas, uso de grafismos etc.


ERRADA, porque:


Essa é a descrição exata do procedimento ideal para a produção de um, digamos, vídeo institucional, no qual tudo é previsível.  Na reportagem televisiva o imprevisto está presente, portanto cabe ao jornalista, por vezes, adequar o texto às imagens que foram possíveis de ser captadas.

GABARITO: C

O primeiro passo para a elaboração de uma reportagem televisiva é a decupagem

O primeiro passo é conhecer as imagens captadas. Segundo Paternostro "Para escrever um texto de TV, precisamos saber quais as imagens disponíveis que temos para serem coordenadas com as informações. Não podemos escrever uma palavra que seja sem conhecer as imagens, ignorando-as. Temos de levar em conta que estamos trabalhando primordialmente com a imagem. Sem ela estaremos fazendo rádio, revista ou jornal. A imagem é parte da natureza da TV e, em telejornalismo, precisamos casar imagem e informação. Então, em primeiro lugar, vamos verificar se temos imagens correspondentes às informações que pretendemos colocar no texto. Temos? Ótimo. Já dá para começar a contar nossa história. Não temos? Vamos em busca de alguma solução visual que possa nos ajudar na edição da matéria. Somente a partir desse primeiro passo é que vamos começar a escrever: com as imagens na cabeça e com as informações no bloco de apontamentos vamos construir nosso texto." (PATERNOSTRO, p. 83)

O primeiro passo é sempre a pauta. Sem ela, não há nada. O item descrito na alternativa C, o roteiro, faz parte da pauta. Os demais elementos - imagens, offs, passagem, decupagem, edição, etc. são obtidos no decorrer e após a realização dela (pauta).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo