João Augusto, 31 anos de idade, pedreiro, morador da cidade ...
João Augusto, 31 anos de idade, pedreiro, morador da cidade de Palhoça/SC, sofreu um acidente no canteiro de obras que trabalha. Buscou atendimento na unidade básica de saúde localizada próximo ao canteiro. Ao realizar o acolhimento de João Augusto, você observa a presença de lesão traumática, única, com bordos irregulares, com aproximadamente 5 cm de diâmetro na sua parte mais extensa, sangrante e dolorosa. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I.O processo de cicatrização é comum a todas as feridas, independentemente do agente que a causou. É sistêmico e dinâmico e está diretamente relacionado às condições gerais do organismo. Os mecanismos da cicatrização foram descritos por Carrel, em 1910, e divididos em cinco fases principais: inflamação, proliferação celular, formação do tecido de granulação, contração e remodelamento da ferida. Recentemente, esse processo foi reformulado e descrito, didaticamente, com três fases: fase inflamatória, fase de proliferação ou de granulação e fase de remodelamento ou de maturação.
II.Uma ferida é representada pela perda de integridade da pele e tecidos moles subjacentes, podendo ser aguda ou crônica. As causas podem ser associadas a diversos mecanismos, desde trauma até lesões isquêmicas. A fase inicial do processo de cicatrização é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias. O dano tissular é o evento inicial que desencadeia todo o processo de restauração. Imediatamente, o corpo tenta fazer a hemostasia com a contração dos pequenos vasos próximos, nesse momento, há a agregação plaquetária, ativação da cascata de coagulação e formação de uma matriz de fibrina. Essa rede de fibrina age como barreira para tentar impedir a contaminação da ferida e como base para o processo cicatricial.
III.A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos. Visa à restauração da função e estruturas normais dos tecidos. Atualmente, temos descritos todo esse processo em duas fases principais: proliferação celular e automaturação. A fase de proliferação é aquela que dá início ao processo de cicatrização, já na de auto maturação ocorre a formação do tecido de granulação que origina a cicatriz da lesão.
IV.Cicatrização é um processo biológico para a cura de uma ferida, lesão ou mesmo dano nos tecidos. A cicatrização se trata do processo para a cura de uma ferida, e esse processo ocorre no corpo e é vital, compreende a formação de um tecido fibroso que fechará e protegerá a ferida de infecções. O processo de cicatrização restaura a integridade dos tecidos afetados ao reconstruir suas estruturas danificadas, assegurando a recuperação apropriada. A cicatrização é um processo físico exclusivamente, que compreende diversos eventos coordenados e interligados. Tais eventos visam tanto à reparação imediata, quanto também à restauração funcional com o tempo.
V.Existem alguns fatores que podem comprometer a eficácia de um processo de cicatrização. Nesse aspecto, a saúde geral da pessoa que possui uma ferida ou lesão exerce papel importante. Condições clínicas e patológicas subjacentes, como é o caso de diabetes e também de distúrbios circulatórios, tendem a prejudicar a circulação sanguínea e, desse modo, afetam a entrega de oxigênio e de nutrientes de que as células que atuam na cicatrização precisam. Há medicamentos, como corticosteroides e medicamentos imunossupressores, que tendem a fazer com que o processo de cicatrização seja retardado. Uma série de fatores favorece a existência de problemas de cicatrização, tais como: deficiências nutricionais, infecções, má circulação e até uma tensão excessiva no local da ferida.
É correto o que se afirma em: