Dadas as relações de sentido do texto, os dois últimos perío...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q35215 Português
Imagem 003.jpg
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Dadas as relações de sentido do texto, os dois últimos períodos do primeiro parágrafo poderiam ser ligados pelo termo porque. Nesse caso, o ponto final que encerra o primeiro desses períodos deveria ser retirado e o termo "Ela" (L.8) deveria ser escrito com letra minúscula.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pessoal, o gabarito dá a questão como certa.Mas o texto ficaria sem uma vírgula necessária antes do porque, pois "o ponto final que encerra o primeiro desses períodos deveria ser retirado" e não se colocaria nenhuma sinal de pausa no seu lugar, ficando assim:"Porém nem mesmo a liberdade é tão valorizada quanto se imagina porque ela implica responsabilidades."Leia a frase completa sem nenhuma pausa e veja como soa artificial...Agora dê uma pausa (vírgula) antes do "porque"... Bem melhor, não é?Acredito que a questão está ERRADA.Aguardo críticas...;)
Paulo Roberto,discordo do você. Acho que a vírgula é facultativa.O período resultante fica assim:"Porém nem mesmo a liberdade é tão valorizada quanto se imagina porque ela implica responsabilidades"Aqui temos um período composto por subordinação. A segunda oração é adverbial causal. Nesse caso a vírgula é facultativa.Se tivéssemos uma oração coordenada sindética explicativa, aí sim a vírgula seria obrigatória.Veja essa explicação que peguei na internet:(Fonte http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/111732)(Autor: Ricardo Sérgio)"Existem dois tipos de [porquês]: o "coordenativo explicativo" e o "subordinativo casual" (que indica uma causa). Antes do explicativo sempre use a vírgula, pois ele introduz uma oração explicativa precedida por uma pequena pausa.Como reconhecer o [porque] explicativo?• Toda vez que você puder substituí-lo pela palavra [que] ele será explicativo: Não faça isso, (que) porque estamos aqui para ouvi-lo.- Não corra, porque (que) você pode cair.• Já o [porque] que introduz a oração causal não pode ser substituído pelo [que] e, neste caso, a "vírgula é facultativa". Mas sempre que a oração for de grande extensão costuma-se a usá-la:- Maneco foi reprovado porque (que) não estudava.Observe que não há possibilidade de substituição pela palavra [que]"Usando a dica do artigo, percebemos que o período resultante da questão é composto por uma oração subordinada causal e, portanto, conforme já disse antes, a vírgula seria facultativa.Acho que é isso.um grande abraço.
Gramaticalmente está correta, mas a questão pede avaliação no sentido do texto. A liberdade não é valorizado porque exige responsabilidade? Claro que não. Na forma sugerida pela questão cria uma relação inexistente entre liberdade e responsabilidade. Para mim está errada!

Winicius,

Gramaticalmente, não há discussão, está correta a frase, como tu mesmo disseste, mas eu também fiquei em dúvida quanto à compreensão. 

No entanto, mais adiante, no último parágrafo, o texto menciona que as pessoas preferem, às vezes, assumir um papel de objeto e não de sujeito. Isso decorre do fato de que ser sujeito é ter liberdade para fazer suas próprias escolhas, amorosas, políticas ou profissionais, e que isso resulta em sofrimento. Logo, é coerente dizer que "(...) nem mesmo a liberdade é tão valorizada porque ela implica responsabilidades.

Creio que é nesse sentido.

Bom dia e boa sorte com os estudos

Quanto ao sentido, não foi preciso nem ler o texto todo. Com todo o respeito, mas apenas a leitura do primeiro parágrafo, ja deixa claro que pode-se usar a conjunção porque com idéia de causa. Sem dúvidas, esta correto. Gramaticalmente, também acho que é uma oração causal, dessa forma, ficaria correto o uso da vírgula facultativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo