Sobre o texto lido, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Minhas repetições são intencionais, aqui, nos romances, até nos poemas. Retorno a temas sobre os quais eu mesma tenho incertezas. Que envolvem antes de mais nada ética, moralidade, confiança. Decência: pois é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro – que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis – com atenção e respeito.
letra B
A meu ver, essa questão é recorrível.
Não entendi que todas as pessoas decentes necessariamente olharão para as outras com atenção e respeito para o outro; compreendi que existiria um grupo de pessoas decentes, dentro do conjunto "pessoas decentes", que olha para o próximo com atenção e respeito.
"[...] é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro – que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis – com atenção e respeito."
Não necessariamente todos os decentes seriam assim; apenas alguns deles, em uma oração adjetiva restritiva. Faz sentido?
Além do mais, apresentar a ideia de que a miséria é visível em qualquer esquina, mesmo o mundo estando hiperglobalizado, não é apresentar uma visão pessimista dos dias atuais e ansiar por dias melhores no futuro (letra A)?
Me corrijam se eu estiver errado, por favor.
O argumento do Joao Pedro e válido, mas na pratica essa era a alternativa mais certa e acredito que a banca nao aceitaria o recurso.
✅Letra B.
Cheguei à resposta lendo essa parte do texto...
...pois é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro – que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis – com atenção e respeito.
Lute por vc, continue por vc. RESISTA NA JORNADA MESMO DÍFICIL!!! ✍✿
nos decentes que olham para o outro => o "que" não é um pronome relativo? logo, oração subordinada adjetiva restritiva? isso tornaria a B incorreta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo