Um Hospital Universitário caracteriza-se por ser referência ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: UFPB Órgão: UFPB Prova: UFPB - 2012 - UFPB - Médico - Infectologista |
Q378080 Medicina
Um Hospital Universitário caracteriza-se por ser referência para casos mais graves. Os casos de hepatite do tipo B ou C podem evoluir de forma satisfatória. Entretanto, alguns pacientes evoluem com a incapacidade de depurarem o vírus e quando desenvolvem uma inflamação crônica do tecido hepático podem vir a necessitar de uma terapia específica contra o vírus B ou C a criação de pólos de tratamento de hepatites virais tem sido estimulada pelos órgãos de saúde e os hospitais universitários podem vir a tornar- se centros de tratamento das hepatites. O médico infectologista, geralmente, em colaboração com os gastroenterologistas, assume a missão de tratar esses pacientes cronicamente ou agudamente infectados por esses vírus. Diante dessa realidade sobre as Hepatites Virais, julgue as assertivas abaixo.

As fases evolutivas da Hepatite crônica do tipo B podem ser classificadas em: fase de imunotolerância, imunoeliminação, fase de baixa replicação ou portador inativo e fase de reativação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as fases evolutivas da Hepatite crônica do tipo B. Esse é um tema importante em concursos da área de saúde, especialmente para aqueles que envolvem doenças infecto-parasitárias.

O enunciado destaca que as hepatites B e C podem evoluir para uma inflamação crônica do fígado, necessitando de tratamento específico. A questão traz uma assertiva sobre as fases da hepatite B crônica, pedindo para julgar se está certa ou errada.

A alternativa correta é: C - certo.

A justificativa para a alternativa correta é que a assertiva descreve corretamente as fases da hepatite B crônica, que são:

  • Fase de imunotolerância: onde o sistema imunológico do paciente ainda não reage efetivamente contra o vírus.
  • Fase de imunoeliminação: o sistema imunológico começa a reagir contra o vírus, o que pode causar inflamação do fígado.
  • Fase de baixa replicação (ou portador inativo): o vírus continua presente, mas em menor quantidade, e pode haver pouca ou nenhuma inflamação no fígado.
  • Fase de reativação: o vírus volta a se replicar, levando a potenciais complicações.

Essas fases são reconhecidas pela literatura médica e são fundamentais para o diagnóstico e tratamento adequados da doença.

Por que a alternativa "E - errado" não é correta? A alternativa "E" estaria correta apenas se a descrição das fases estivesse incorreta ou incompleta, o que não é o caso aqui.

Estratégias para resolver questões semelhantes incluem:

  • Compreender o ciclo de evolução das doenças virais: isso ajuda a identificar a veracidade das informações fornecidas.
  • Revisar a literatura médica atualizada sobre hepatites: ter um bom entendimento das doenças hepáticas crônicas pode ser determinante.

Lembre-se de sempre ler atentamente cada parte do enunciado e das alternativas para fazer a associação correta com o que foi estudado. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo