A palavra em destaque na questão anterior (ocasionalmente) s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1308913 Português

Diminuir consumo de carne ajuda ao planeta?

Estudo recomenda mudanças alimentares para poder ajudar na saúde e meio ambiente


    Se você não é vegetariana e se questiona se de fato diminuir o consumo de carne ajuda ao planeta, a resposta é sim.

    Um estudo das universidades de Oxford e Minnesota, divulgado essa semana nos Estados Unidos, confirma mais uma vez que as escolhas alimentares – desde o que se come até o quanto se come – impacta mesmo no meio ambiente e na saúde. Não é novidade, mas os sinais cada vez mais claros do aquecimento global reforçam a pesquisa. 

    “Verificamos que alimentos associados com maior negatividade no impacto ambiental – carne vermelha processada ou não – são consistentemente associados com os maiores riscos de saúde também. Assim sendo, fazer a transição alimentar voltada para um consumo maior de alimentos saudáveis contribuiria para melhorar a sustentabilidade ambiental”, diz o estudo. 

    Durante a investigação, foi testado que 50 gramas de carne vermelha processada geram pelo menos 20 vezes mais gás de efeito estufa do que 100 gramas de vegetais. 

    No campo da saúde cientistas voltaram a reforçar que nove do 15 fatores mais comuns para mortalidade mundial são resultado de má alimentação. Doenças como diabetes, infartos e câncer de cólon, responsáveis por 40% das mortes em todo o mundo, também tem forte conexão com a alimentação. 

    No relatório foi avaliado que em uma dieta diária de 2,300 calorias, ao adotar um cardápio vegetariano, é possível reduzir em torno de 30% da emissão de gases de efeito estufa. Se fosse vegano (exclui leite e derivados) contribuiria ainda mais para a redução da emissão de carbono, com uma contribuição de até 85% da redução de emissão de gás carbono.

    Porém hábitos são difíceis de mudar.

    Para não ser 100% radical, já ajudaria bastante (eles dizem) adotar menu vegetariano por 2/3 das refeições, podendo ocasionalmente manter o consumo de alimentos provenientes de carne. Ao fazer esse esforço, significaria reduzir as consequências de emissão de gás carbono por causa de comida em quase 60%.

    "Alimentos que têm menos impacto ambiental ou que são menos associados com doenças, como grãos refinados, laticínios, ovos e aves. Eles podem ajudar na sustentabilidade de saúde e meio ambiente se forem usados para substituir alimentos menos saudáveis ou que tenham maior impacto ambiental, como carne vermelha, processada ou não”, conclui o estudo.


Disponível em: < https://claudia.abril.com.br/saude/diminuir-consumo-de-carne-ajuda-ao-planeta/>. Acesso em: 20 jan 2020.

A palavra em destaque na questão anterior (ocasionalmente) se classifica como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A - Advérbio.

Vamos entender por que a palavra ocasionalmente é classificada como um advérbio:

Advérbio é a classe gramatical que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias de modo, tempo, lugar, intensidade, etc. No caso, a palavra ocasionalmente está modificando o verbo "adotar", indicando a frequência com que a ação ocorre. Isso caracteriza ocasionalmente como um advérbio de tempo.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa B - Adjetivo: O adjetivo é a palavra que qualifica ou caracteriza um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, estado ou condição. No contexto da frase, ocasionalmente não está qualificando nenhum substantivo, mas sim modificando um verbo. Portanto, não pode ser classificado como adjetivo.

Alternativa C - Conjunção: A conjunção é a palavra que liga orações ou termos semelhantes de uma oração. Exemplos de conjunções incluem e, mas, ou. Ocasionalmente não cumpre essa função no texto; está, ao contrário, modificando um verbo.

Alternativa D - Preposição: A preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois termos da oração, indicando diversos tipos de circunstâncias (tempo, lugar, modo, etc.). Exemplos incluem para, de, com. Ocasionalmente não estabelece essa relação entre termos, mas modifica um verbo, indicando a frequência da ação.

Alternativa E - Substantivo: O substantivo é a palavra que dá nome aos seres, coisas, lugares, sentimentos, entre outros. Ocasionalmente não nomeia algo, mas sim modifica um verbo.

Portanto, a classificação correta da palavra ocasionalmente é advérbio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito(A)

Terminação -mente, normalmente será advérbio de modo.

Para não ser 100% radical, já ajudaria bastante (eles dizem) adotar menu vegetariano por 2/3 das refeições, podendo ocasionalmente manter o consumo de alimentos provenientes de carne.

Erros, avisem-me.

✅ Gabarito: A

OCASIONALMENTE.

➥ Temos a terminação quer marca um advérbio (mente). Trata-se de um advérbio de modo (algo que ocorre de modo ocasional).

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Assertiva A

(ocasionalmente) se classifica como: Advérbio.

normalmente terminado em mente é um adverbio

Gabarito A - Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo