Quando discute a questão dos direitos humanos de forma bast...
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a alternativa C: "A concepção das culturas como entidades incompletas".
Vamos entender por que esta é a resposta correta e analisar as demais alternativas.
Para entender essa questão, é importante conhecer a ideia de interculturalidade discutida por Boaventura de Sousa Santos. Ele defende que a interculturalidade é essencial para promover os direitos humanos de forma crítica e atual. Segundo Santos, a interculturalidade requer que vejamos as culturas como incompletas, ou seja, todas as culturas têm algo a aprender umas com as outras e nenhuma delas é autossuficiente ou superior.
Agora, vamos justificar a alternativa correta e analisar por que as outras são incorretas:
Alternativa C: "A concepção das culturas como entidades incompletas".
Essa é a alternativa correta porque reflete exatamente a visão de Santos sobre interculturalidade. Ele argumenta que a percepção de que todas as culturas são incompletas cria um espaço para o diálogo e a troca, permitindo que se enriqueçam mutuamente. Esse entendimento é fundamental para uma abordagem intercultural dos direitos humanos.
Alternativa A: "A disponibilidade para diálogos, privilegiando a cultura ocidental".
Essa alternativa está incorreta porque a interculturalidade proposta por Santos não privilegia nenhuma cultura em detrimento das outras. Pelo contrário, propõe um diálogo horizontal onde todas as culturas têm igual valor e importância.
Alternativa B: "A escolha do tema para o diálogo intercultural pelas culturas mais desenvolvidas".
Também incorreta, pois a interculturalidade, segundo Santos, deve ser um processo inclusivo onde todas as culturas participam na definição dos temas e questões a serem discutidos. A ideia de "culturas mais desenvolvidas" é contrária ao princípio da igualdade entre as culturas.
Alternativa D: "O direito a sermos diferentes quando a diferença nos inferioriza".
Incorreta, uma vez que o foco da interculturalidade é a valorização e o respeito pelas diferenças sem que estas sejam vistas como inferiores. Santos defende que as diferenças culturais devem ser aceitas e compreendidas de maneira horizontal, sem hierarquias.
Alternativa E: "O direito a sermos iguais quando a igualdade nos descaracteriza".
Incorreta porque a interculturalidade busca exatamente o equilíbrio entre igualdade e diferença, sem que uma descaracterize a outra. A proposta de Santos não é de uma homogeneização cultural, mas de um reconhecimento e valorização das diversidades.
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Comentários
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questão difícil - alguem explica?
alguns pontos estudados:
(...) enquanto forem concebidos como direitos humanos universais em abstrato, os Direitos Humanos tenderão a operar como um localismo globalizado, e portanto como uma forma de globalização hegemônica. Para poderem operar como forma de cosmopolitismo insurgente, como globalização contra-hegemônica, os Direitos Humanos têm de ser reconceitualizados como interculturais. (Santos, 2006, p. 441-442)A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais, assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivin- dicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural.
Diferentes manifestações de preconceito, discriminação, diversas formas de violência – física, simbólica, bullying –, homofobia, intolerância religiosa, estereó- tipos de gênero, exclusão de pessoas deficientes, entre outras, estão presentes na nossa sociedade, assim como no cotidiano das escolas.
Análisando uma a uma:
a)A disponibilidade para diálogos, privilegiando a cultura ocidental. (não faz nenhum sentido, por a cultura ocidental como privilegiada)
b)A escolha do tema para o diálogo intercultural pelas culturas mais desenvolvidas. (qual seria o critério pra chamar uma cultura de mais desenvolvida??? também não tem sentido)
c) A concepção das culturas como entidades incompletas.
Segundo esse trecho do artigo a alternativa está correta:
"Todas as culturas são incompletas e problemáticas nas suas concepções de dignidade humana. Afirmar que nenhuma cultura é completa, que nenhuma dá conta de toda a riqueza do humano, leva-nos a, muito mais do que trabalhar com a idéia de uma cultura verdadeira e única, que tem de ser universalizada, desenvolver a sensibilidade para com a idéia da incompletude de todas as culturas e, portanto, da necessidade da interação entre elas. Nenhuma cultura dá conta do humano. “Aumentar a consciência de incompletude cultural é uma das tarefas prévias à construção de uma concepção emancipadora e multicultural dos direitos humanos” (Santos, 2006, p. 446)."
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf
d) O direito a sermos diferentes quando a diferença nos inferioriza.
e) O direito a sermos iguais quando a igualdade nos descaracteriza.
Tanto na d quanto na e dera uma misturada na frase do Boaventura "Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza."
chocada com a falta de razoabilidade dessas questões!!
=O
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