Em relação aos modos de transmissão da Doença de Chagas, an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089507 Saúde Pública
Em relação aos modos de transmissão da Doença de Chagas, analise as afirmativas abaixo:
I. A forma vetorial ocorre pela passagem do protozoário das excretas dos triatomíneos por meio da pele lesada ou de mucosas do ser humano, durante ou logo após o repasto sanguíneo do vetor; II. A transmissão por via oral ocorre a partir da ingestão de alimentos contaminados com o agente etiológico; no entanto, nestes casos, a letalidade é bastante insignificante; III. A transmissão transfusional ocorre por meio de hemoderivados ou transplante de órgãos ou tecidos provenientes de doadores contaminados com o agente etiológico; IV. A transmissão por via transplante de órgãos, via vertical e acidental, não estão cientificamente comprovadas, requerendo ainda investigações.
Assinale a opção CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - Somente as afirmativas I e III estão corretas.

O tema central da questão é a transmissão da Doença de Chagas, uma importante doença parasitária na América Latina, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Para responder a esta questão, é necessário compreender os diferentes modos de transmissão desse parasita.

Justificativa para a alternativa correta (E):

  • I. Forma vetorial: Correta. Esta é a forma mais tradicional de transmissão, ocorrendo quando as fezes do triatomíneo (conhecido como "barbeiro") entram em contato com a pele lesada ou mucosas humanas depois de o inseto se alimentar de sangue.
  • III. Transmissão transfusional: Correta. A transmissão pode ocorrer por meio de transfusões de sangue e transplantes de órgãos de doadores infectados, sendo uma via bem documentada.

Análise das alternativas incorretas:

  • II. Transmissão por via oral: Incorreta. Embora a transmissão por via oral possa ocorrer, especialmente em surtos em áreas endêmicas devido ao consumo de alimentos contaminados (como açaí e caldo de cana), afirmar que a letalidade é "insignificante" é incorreto. Esta forma pode levar a quadros graves da doença.
  • IV. Transmissão por transplante de órgãos, via vertical e acidental: Incorreta. Estas formas de transmissão são cientificamente comprovadas. A transmissão vertical (de mãe para filho durante a gestação) e a transmissão acidental (em laboratórios, por exemplo) são reconhecidas e não requerem mais investigações para comprovação.

Ao analisar questões como esta, é importante prestar atenção aos detalhes de cada afirmativa e utilizar conhecimentos prévios sobre o tema para identificar o que é cientificamente aceito. Isso ajuda a eliminar as opções incorretas com mais confiança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo