“A relação entre o jogo e a educação sempre despertou a aten...
“A relação entre o jogo e a educação sempre despertou a atenção de pensadores desde os mais remotos tempos da humanidade” (KISHIMOTO, 2017).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os jogos e as brincadeiras como práticas curriculares.
( ) Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certo tipo de aprendizagem, o jogo perde seu papel pedagógico.
( ) Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo perdeu definitivamente espaço na educação infantil.
( ) Desde que mantidas as condições para a expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para brincar, o educador está potencializando as situações de aprendizagem.
( ) O jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
( ) A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.