Em relação ao estudo hipotético apresentado no caso anterior...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317938 Medicina
Atenção: o caso a seguir refere-se a próxima questão.

Um ensaio clínico hipotético, duplo cego, randomizado, em pacientes com insuficiência cardíaca comparou uma nova droga “Z” contra placebo.

O estudo mostrou que a droga “Z” foi capaz de reduzir em 10% o desfecho primário combinado de internação por insuficiência cardíaca ou morte total em relação ao placebo.

A população foi acompanhada durante uma média de 3 anos, e na análise por intenção de tratar o resultado foi estatisticamente significante (5% de eventos no grupo placebo x 4,5% no grupo tratado com a nova droga). Entretanto, o cálculo do NNT (número necessário para tratar) em 3 anos revelou que a maior parte dos pacientes não se beneficiaria do novo medicamento.
Em relação ao estudo hipotético apresentado no caso anterior analise as afirmativas a seguir.
I. É possível afirmar que a droga “Z” reduziu o risco de morte total em 10%.
II. A análise por intenção de tratar é importante para preservar a randomização dos pacientes.
III. Em estudos duplo cegos, apenas o paciente não sabe o grupo de tratamento para qual foi alocado.
Esta correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um cenário de ensaio clínico hipotético e pede para analisarmos três afirmativas baseadas nesse cenário. Vamos analisar cada uma delas: I. Não é possível afirmar que a droga “Z” reduziu o risco de morte total em 10% apenas com as informações fornecidas. O desfecho primário combinado inclui tanto a internação por insuficiência cardíaca quanto a morte total. Não há informações específicas sobre a redução do risco de morte isoladamente, logo essa afirmativa é incorreta. II. A análise por intenção de tratar é de fato importante em ensaios clínicos pois preserva a randomização dos pacientes ao incluir todos os participantes conforme o grupo originalmente alocado, independentemente de terem seguido ou não o protocolo do estudo até o fim. Isso ajuda a evitar vieses que podem surgir caso pacientes que não seguiram o tratamento sejam excluídos da análise. Portanto, essa afirmativa está correta. III. A afirmação está incorreta, pois, em estudos duplo cegos, nem o paciente nem o pesquisador sabem qual grupo de tratamento foi alocado. Isso assegura uma imparcialidade maior na avaliação dos resultados do estudo. Dado que somente a afirmativa II está correta, a resposta para essa questão é a alternativa D - II, apenas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo