A musculatura laríngea é dividida em dois grupamentos – os m...
A musculatura laríngea é dividida em dois grupamentos – os músculos intrínsecos e os extrínsecos. Os intrínsecos têm origem e inserção na laringe e possuem relação direta com a função fonatória. Sobre os músculos intrínsecos da laringe, analise as afirmativas a seguir.
I. São músculos intrínsecos: tireoaritenoideo, cricoaritenoideo posterior, cricoaritenoideo lateral, aritenoideo, cricotireoideo, ariepiglótico e tireoepiglótico.
II. O músculo cricoaritenoideo lateral é um dos principais abdutores das pregas vocais, afilando sua borda livre, sendo responsável pela abertura da glote anterior.
III. O músculo cricotireoideo é o maior músculo intrínseco, aduzindo a prega vocal na posição paramediana, sendo também responsável pela tensão longitudinal da prega vocal, fator importante no controle da frequência.
IV. O músculo tireoaritenoideo compõe o corpo das pregas vocais e sua ação aduz, abaixa, encurta e espessa a prega vocal, diminuindo a distância entre as cartilagens aritenoidea e tireoidea.
Está correto o que se afirma apenas em