Com relação à atitude investigativa no cotidiano de trabalh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153137 Serviço Social
Com relação à atitude investigativa no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

? No exercício profissional do assistente social, a atitude investigativa só está presente no cotidiano daqueles profissionais que fazem ciência, ou seja, os assistentes sociais que estão inseridos nas academias (=incorreto, é uma atitude que deve estar presente no cotidiano de TODOS os profissionais, sem especificação alguma).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Gab C. A dimensão investigativa não se restringe ao meio acadêmico, ela é imprescindível em todas as áreas de atuação do Assistente Social.

"A postura investigativa é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social" (Abepss, 1996, p. 67). A Pesquisa16

curiosa, por isso é fundamental na bagagem cotidiana do profissional. A ausência dessa postura pode levar à cristalização das informações, à estagnação do aprendizado profissional, o que, consequentemente, comprometerá o compromisso do assistente social com a qualidade dos serviços prestados à população usuária.

Nessa perspectiva, Battini refere que a atitude investigativa é a permanente busca do novo pela reconstrução de categorias teórico-metodológicas de leitura e intervenção na realidade social, pois:

Pensar os fatos, os acontecimentos, as relações exige questionar, investigar a realidade, criticá-la, tornando-a evidente pela contínua recolocação de questões, fazendo-a emergir de forma cada vez mais rica e viva, recriando-a num contínuo percurso entre a aparência e a essência, entre a parte e o todo, entre o universal e o particular, numa visão dialética. (Battini, 1994, p. 144)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo