Os professores estão entre os profissionais que utilizam a v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3010866 Fonoaudiologia

Os professores estão entre os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, estabelecendo vínculos diretos com o aluno, a família e a comunidade. A literatura aponta que distúrbios vocais podem ser mais frequentes nessa população devido à grande demanda vocal e exposição aos diversos fatores de risco. A alta ocorrência de problemas de voz entre os professores, de uma forma geral, demonstra que essa profissão demanda cuidados relevantes direcionados à voz. Sobre os aspectos relacionados à voz, analise as afirmativas a seguir.


I. Estudos nacionais e internacionais, que investigaram por meio de questionários a prevalência de alteração vocal e de alteração vocal autoreferida, em professores de diferentes níveis de ensino, concluíram que tal prevalência é elevada, variando de 21 a 80%. Diversas pesquisas que utilizaram informações dos próprios professores, obtidas também por meio de questionários, foram realizadas com docentes de vários estados do Brasil, e tiveram como resultado uma porcentagem que variou de 54% a 79% de queixas relacionadas à voz.


II. A disfonia pode ser definida como um distúrbio caracterizado por alteração na qualidade, frequência, intensidade ou no esforço vocal que limita a comunicação ou causa impacto negativo na qualidade de vida relacionada à voz. As disfonias podem ter diferentes etiologias, relacionadas ou não ao comportamento vocal, produzindo impactos diversos na qualidade de vida.


III. O tipo de disfonia mais prevalente nos professores é a orgânica, associada ao mau uso da voz, favorecendo a presença e a percepção de sintomas vocais devido ao comprometimento da fonte glótica, do trato vocal e da estabilidade na produção da voz.


Está correto o que se afirma em

Alternativas