Uma paciente, negra, de 28 anos de idade, começou a fazer ...
Uma paciente, negra, de 28 anos de idade, começou a fazer uso da bupropiona como tratamento adjuvante do transtorno afetivo bipolar e apresentou taquicardia, constipação, náuseas e insônia. A paciente não suportou os efeitos indesejados do tratamento e pediu para que o seu médico substituísse o medicamento. Ela já fazia uso de quetiapina e carbonato de lítio e precisava de um medicamento que controlasse seus episódios de depressão bipolar.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item.
O carbonato de lítio é um medicamento de primeira
linha no tratamento da bipolaridade.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Outras indicações do uso de Lítio:
Além de ser um fármaco de primeira linha para o tratamento do transtorno bipolar, o lítio também está indicado como potencializador de antidepressivos na depressão maior (unipolar), para o tratamento de sintomas do humor no transtorno esquizoafetivo ou em outras situações como, por exemplo, tratamento de pacientes com transtornos específicos da personalidade em que haja oscilações do humor/desregulação afetiva.
https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/transtorno-bipolar/#:~:text=Quetiapina%3A%20%C3%A9%20um%20antipsic%C3%B3tico%20at%C3%ADpico,ap%C3%B3s%2C%20a%20cada%203%20meses.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo