As receitas são todas as entradas de recursos, em determinad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686069 Contabilidade Pública
As receitas são todas as entradas de recursos, em determinado período, que o Estado utiliza para financiar seus gastos, podendo ou não se incorporar ao seu patrimônio. As receitas orçamentárias são classificadas como receitas orçamentárias e extraorçamentárias. Em relação às receitas extraorçamentárias, analise as afirmativas a seguir. I. Integram o orçamento público, constituindo renda da administração, uma vez que a sua execução é ligada à execução do orçamento. II. São entradas que provocam alterações do patrimônio Financeiro; porém, não modificam o seu saldo. III. Constitui numerário do Estado, sendo o mesmo depositário dos valores e não possui caráter temporário. IV. No momento do ingresso da receita extraorçamentária, o Estado é apenas considerado seu depositário e, nesse instante, é gerada uma elevação equivalente de valor no ativo e no passivo, ambos financeiros, mantendo inalterado o saldo patrimonial financeiro. Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se do reconhecimento da receita extraorçamentária.

Conforme o MCASP 8ª, "Ingressos Extraorçamentários são receitas que não integram o orçamento público e constituem passivos exigíveis do ente, de modo que o pagamento não está sujeito à autorização legislativa. Isso ocorre porque possuem caráter temporário, não se incorporando ao patrimônio público".

➥ Resumo da receita extraorçamentária:

⇢ São recursos financeiros de caráter temporário;

⇢ Estado é mero agente depositário.

⇢ Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa: não integram LOA.

⇢ Constituídos por ativos e passivos exigíveis: não têm reflexos no PL;

São exemplos: depósito em caução, antecipação de receitas orçamentárias (ARO), consignações diversas, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

➤ Resolução: Sobre a receitas extraorçamentárias, está correto o que se afirma apenas em:

I- Incorreto- Não integram o orçamento público. 

II- Correto- As entradas provocam alterações do patrimônio financeiro, pois se refere à permuta (aumenta ativo financeiro e passivo financeiro na mesma proporção). No entanto, não modificam o seu saldo.

III- Incorreto- Constituem numerários que possuem caráter temporário. 

IV- Correto- No momento do ingresso, o Estado é apenas considerado seu depositário, gerada uma elevação equivalente de valor no ativo e no passivo, ambos financeiros, mantendo inalterado o saldo patrimonial financeiro.

Gabarito: Letra D.

Boa questão, inteligente!

Sobre as assertivas corretas.

Sabemos que as receitas extraorçamentárias são entradas compensatórias, pelo aumento simultâneo de ativo e passivo financeiro, assim classificado já que independe de autorização orçamentária.

§ 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valoresrealizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

§ 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamentoindependa de autorização orçamentária

Esses, são responsáveis pela formação ou não do superávit financeiro:

a.Superávit Financeiro–a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionaistransferidos e as operações de créditos neles vinculadas. Portanto, trata-se de saldo financeiro e não de nova receita a ser registrada.

Dessa maneira, a entrada de receita extraorçamentária provoca alteração no Patrimônio Financeiro, no momento em que aumenta o valor do ativo, porém não modifica o seu saldo, uma vez que tem igual valor correspondente no passivo. (II - VERDADEIRA)

Consequentemente, o saldo patrimonial financeiro mantém-se inalterado. (IV - VERDADEIRO)

38)Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.(MCASP 9° edição)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo