A palavra segurança é derivada dos advérbios latinos secure ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q924828 Segurança e Transporte
A palavra segurança é derivada dos advérbios latinos secure e securus, originalmente significando “sem preocupação”, “em segurança ou isento de perigo”. Modernamente significa um estado de ausência de perigo, como uma atividade para afastamento, de riscos/perigos e até para denominar os próprios instrumentos de proteção. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E: "Perigo é a causa, a fonte, enquanto que o risco é a resposta ou a consequência."

Para entender o motivo desta resposta ser a correta, é importante compreender os conceitos de perigo e risco dentro do contexto de segurança. No campo da segurança, esses termos possuem significados específicos que são fundamentais para o planejamento e a implementação de medidas preventivas.

Perigo é definido como a fonte ou a situação potencial que pode causar danos, lesões ou prejuízos. Desta forma, o perigo está associado àquilo que pode dar origem a um dano.

Por outro lado, o risco representa a probabilidade ou a expectativa de que o perigo cause um impacto negativo, sendo, portanto, a resposta ou a consequência de estar em contato com o perigo.

A questão explora essas definições para que você identifique a relação correta entre perigo e risco. Vejamos agora por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Perigo é sinônimo de risco em segurança.
Esta afirmação é incorreta porque, conforme explicado, perigo e risco são conceitos distintos. Um é a causa potencial de dano, enquanto o outro é a probabilidade de tal dano ocorrer.

B - Perigo é efeito passivo e risco é efeito ativo.
Esta alternativa está incorreta; ela confunde os conceitos, pois perigo não é um efeito, mas sim a causa potencial. Da mesma forma, risco não é um "efeito ativo", mas a probabilidade de algo acontecer.

C - Perigo é a consequência da causa e o risco é a causa da consequência.
Esta afirmação é incorreta e inverte os conceitos. O perigo é, na verdade, a causa potencial, enquanto o risco é a consequência ou a probabilidade de que o perigo cause um impacto.

D - Perigo é a fonte, o motivo e a resposta, enquanto o risco é produto causador.
Esta alternativa também está incorreta. O perigo é, de fato, a fonte ou motivo, mas não uma "resposta". Risco, por sua vez, não é um "produto causador", mas uma avaliação da probabilidade de que o perigo cause danos.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer os conceitos de perigo e risco e como eles se aplicam ao planejamento de segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO E

 

O perigo é um ponto de risco, pode causar um dano. Logo, o risco pode ser uma resposta ou consequência do perigo. "Dilma Rousseff".

Que questão estranha! Confesso que não entendi! RISCO é a "resposta"????

Alguém sabe explicar? Se puder, me envia no privado.

Desde já, agradeço!

Que livro, apostila ou site eu encontro este assunto?

Voto com o nobre colega, questão feita por um Dilmo da vida. Onde diabos a banca fundamentou isso?

Só sou eu, ou as bancas estão ficando cada vez mais loucas?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo