Em “De modo geral, o atual povo brasileiro é oriundo de qua...
A diversidade cultural brasileira
De modo geral, o atual povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Quando os primeiros portugueses pisaram nesta terra em 1500, eles encontraram no local um mosaico de centenas de nações ou grupos nativos a quem denominaram indistintamente “índios”.
Todos: indígenas, estrangeiros (oriundos de outros países) e africanos deportados eram representantes de diferentes culturas e civilizações. Eles trouxeram em suas bagagens e memórias coletivas elementos representativos dessas culturas. É por isso que o Brasil, como país e como povo, oferece o melhor exemplo de encontro de culturas e civilizações. Cada um destes componentes étnicos ou culturais trouxe a sua contribuição para a formação do povo e da história dos brasileiros; na construção da cultura e de nossa identidade.
Por esta razão, aprender a conhecer o Brasil é aprender a conhecer a história e a cultura de cada um desses componentes para melhor captar sua contribuição na cultura e na história do país. Para entender “nossa” história e “nossa” identidade é preciso começar pelo estudo de todas as suas matrizes culturais: indígena, europeia, africana, árabe, judia e asiática. Infelizmente, não é isso que acontece na história do Brasil que foi ensinada tradicionalmente na escola e sistematizada pela historiografia oficial.
(Munanga, K.; Gomes, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. Fragmento.)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab.: letra C. A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).
a) Caso o pronome “quem” tivesse como referente um substantivo feminino o uso do sinal indicador de crase seria obrigatório.
Incorreto. Não importa o referente: diante do pronome "quem" jamais ocorrerá o fenômeno da crase;
b) O “a” não recebeu o acento grave, indicador de crase, por não haver obrigatoriedade do uso da preposição “a”, mas apenas do artigo “a”.
Incorreto. O "a" que precede o pronome é obrigatório quando o pronome "quem" for objeto direto (nesse caso, preposicionado). Logo, esse "a" não é artigo;
c) O emprego da preposição “a”, conforme ocorre no trecho destacado, não é o suficiente para que o sinal grave indicativo de crase seja utilizado.
Correto. Por haver apenas a preposição "a" antes do pronome "quem", não há maneira de se marcar o fenômeno da crase;
d) Há uma inadequação em relação à norma padrão, utilizada em todo o texto, marcada pela ausência do sinal indicativo de crase, obrigatório no segmento destacado.
Incorreto. Consoante comentário anterior, não se assinala a crase diante do pronome "quem".
Letra C
Observe que o "a" está no singular referindo-se a termos no plural. Ele é apenas preposição, neste caso, e não artigo. Portanto, não há crase.
GABARITO C
GABARITO: C
O emprego da preposição “a”, conforme ocorre no trecho destacado, não é o suficiente para que o sinal grave indicativo de crase seja utilizado.
Correto. Por haver apenas a preposição "a" antes do pronome "quem", não há maneira de se marcar o fenômeno da crase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo