O BSC foi desenvolvido para a realização do planejamento est...
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos entender o papel do Balanced Scorecard (BSC) no planejamento estratégico de organizações, tanto no setor privado quanto no setor público.
O Balanced Scorecard foi inicialmente desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton. Ele é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda as organizações a traduzirem sua estratégia em objetivos e métricas mensuráveis. Embora tenha sido criado com foco em empresas privadas, ele também foi adaptado com sucesso para o setor público.
No enunciado, a afirmação é de que o BSC não é recomendado para organizações públicas pelos seus criadores. Isto está incorreto, porque Kaplan e Norton, na verdade, apoiam o uso do BSC no setor público, adaptando as suas métricas às necessidades e objetivos dessas organizações.
Alternativa correta: E - errado.
Justificativa:
1. E - errado: Esta é a alternativa correta. O BSC foi adaptado para o setor público e é recomendado por seus criadores. Eles incentivam o uso dessa ferramenta em diversos tipos de organizações, ajustando-a conforme necessário.
2. C - certo: Esta alternativa está incorreta porque contradiz a realidade do uso do BSC. A afirmação do enunciado sobre a não recomendação por parte dos criadores do BSC para o setor público é incorreta.
Em resumo, a chave para responder corretamente a esta questão é ter conhecimento sobre a flexibilidade e a adaptabilidade do Balanced Scorecard, bem como sobre as intenções de seus criadores para sua aplicação em diferentes tipos de organizações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Contudo, sua aplicação na administração pública é um desafio a vencer, exigindo especial atenção para sua customização exitosa, pois esta ferramenta além de contribuir de maneira significativa para criação de uma cultura de medição e avaliação do desempenho no serviço público permite à organização aumentar a sua capacidade de reação face às demandas externas.
É claro que a administração pública pode e deve se inspirar no modelo de gestão privada, mas nunca deve perder a perspectiva de que, enquanto o setor privado visa à maximização do lucro, o setor público tem como objetivo cumprir a sua função social. Por isso, não se pode simplesmente aplicar diretamente os princípios da administração de empresas na gestão pública. Marini (1999) afirma que o importante é fazer as apropriações e adaptações necessárias no sentido de dotar a administração pública de um modelo que, efetivamente, a ajude cumprir com suas finalidades."
Fonte: Professor Wendell Léo Castellano
O BALANCES SCORECARD É UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA QUE AUXILIA A ORGANIZAÇÃO A MEDIR O DESEMPENHO POR MEIO DE PERSPECTIVAS, QUAIS SEJAM, FINANCEIRAS, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZADO E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL.
ASSIM, A QUESTÃO PECA QUANDO DIZ QUE É DESENVOLVIDA PARA REALIZAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SETOR PRIVADO, JÁ QUE NÃO "REALIZA" O PLANEJAMENTO, E SIM O AUXILIA. ALÉM DISSO, APLICA-SE TANTO AO SETOR PÚBLICO QUANTO AO SETOR PRIVADO. PECA TAMBÉM QUANDO DIZ QUE NÃO ATENDE ÀS ADAPTAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, UMA VEZ QUE PODE SER UTILIZADA POR QUALQUER TIPO DE ORGANIZAÇÃO, DESDE QUE SE ADEQUE ÀS ESPECIFICIDADES ORGANIZACIONAIS.
GABARITO: ERRADO
O BSC foi desenvolvido inicialmente para ser aplicado à iniciativa privada, pois, podemos dizer, que foi onde ele nasceu. Porém, a questão ERRA em falar que a metodologia não pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, com as devidas adaptações. Seus criadores não fizeram nenhuma restrição em sua aplicação.
Abraços.
ERRADO.
O Balanced Scorecard - BSC foi inserido no meio público por meio do contexto da nova Administração Pública, na reforma gerencial de 1995.
Kaplan e Norton sugeriram um modelo de BSC para o setor público, que, até o momento não há um padrão. O que há no setor público são modelos adaptados à realidade de cada órgão público, que muitas vezes os próprios gestores não sabem "tirar proveito" desse modelo de gestão e acabam apenas documentando, sem nenhuma utilização no dia a dia organizacional.
Complementando, muitas vezes o planejamento estratégico serve apenas para embelezar o órgão público, para informar à sociedade que a organização segue meios de planejamento e aperfeiçoamento dos serviços, pois na realidade ainda seguem os mesmos preceitos antigos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo