De acordo com o modelo de administração pública burocrática,...
implantação da administração burocrática no Brasil. No que
concerne à evolução, ao funcionamento e à estrutura organizacional
da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O modelo de administração pública burocrática, implementado com a ascensão de Getúlio Vargas, caracteriza-se pelo controle rígido dos processos. Este controle visava prevenir práticas de nepotismo e corrupção, sendo um dos pilares desse sistema. Contrariamente ao que se poderia pensar, o combate à corrupção não se dá apenas com indicadores de desempenho e controle de resultados, mas sim através de um controle rígido e sistemático dos processos.
Nesse contexto, a qualidade mais evidente da administração pública burocrática é a eficiência na execução dos processos. Contudo, a crítica a esse modelo se dá pelo fato de que, muitas vezes, o foco no controle processual sobrepõe-se à missão de servir à sociedade, relegando-a a um plano secundário. Isso pode levar a uma administração que, embora eficiente em termos de procedimentos, não atende de forma adequada às necessidades dos cidadãos.
A distinção chave entre a administração gerencial e a burocrática reside na abordagem do controle. A administração burocrática enfatiza o controle formal dos meios, enquanto a administração gerencial se foca nos resultados e objetivos a serem alcançados.
Gabarito da questão: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O controle rígido, presente no modelo burocrático, justificáva-se como maneira de evitar o nepotismo e a corrupção. No entatnto, o controle passa a ter prioridade para o servidor, ficando o dever de servir a sociedade em segundo plano. Essencialmente, a maior qualidade da Adm.P. Burocrática é a efetividade dos processos e seu defeito é não voltar-se para o cidadão.
A diferença fundamental da Adm. Gerencial para a Burocrática está na forma de controle. Enquanto a Burocrática se preocupava com o controle formal dos meios a gerencial se concentra nos resultados e nos fins pretendidos.
Ao longo da história, cabe destacar que, nas sociedades antigas e pré-capitalistas, havia o predomínio de um modelo de administração conhecido como patrimonialista, que era caracterizado pela enorme extensão do poder do soberano. Nesse período, os cargos públicos eram considerados prebendas e não se fazia a distinção entre o que era público e privado, pois predominava o coronelismo, filhotismo, protecionismo, corrupção e nepotismo. A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração. Como forma de se combater essa cultura patrimonialista, surgiu o modelo de administração burocrática, que buscava combater o nepotismo por meio da profissionalização da administração pública e do controle rígido de processos.
Fonte: http://jus.com.br/revista/texto/18512/sumula-vinculante-no-13-stf-contradicoes-no-combate-ao-nepotismo-no-brasilProva: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem Burocrática
Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos
GABARITO: CERTA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo