No trecho "No processo de diagnóstico de muitas famílias, há...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3169563 Não definido
Entenda como é feita a classificação dos níveis de autismo


Especialista explica sobre as terminologias utilizadas para definir pessoas com transtorno do espectro autista

Por: Redação EdiCase 10 nov 2023 - 15h10


No processo de diagnóstico de muitas famílias, há o momento em que estão investigando ou efetivamente descobrem que alguém apresenta um grau de autismo leve, moderado ou severo. Apesar de bastante utilizado, o termo "grau" é uma maneira de simplificar. A forma mais adequada é dizer que pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam diferentes níveis de suporte, de acordo com os critérios definidos por manuais diagnósticos.

(...)


Segundo Lívia Bomfim, psicóloga especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e supervisora ABA da healthtech Genial Care, é importante ter certos critérios estabelecidos para diagnosticar um paciente com qualquer distúrbio ou transtorno.


"Para que a gente precisa de um critério diagnóstico? Por muitos aspectos, a comunicação entre as diferentes áreas é o primeiro deles. Então, quando eu falo para uma fonoaudióloga que eu tenho um paciente autista, ela vai ter a mesma definição do autismo que eu, que sou psicóloga, ou do médico, do psiquiatra, e assim em diante", explica.

(...)


Especialistas já não consideram o diagnóstico de autismo como uma barreira ou limitação. Por isso, independentemente do nível de suporte, o importante é que as famílias encarem as pessoas com autismo como seres de possibilidades.


Os pais devem investir em terapias com práticas baseadas em evidências científicas para apoiar o desenvolvimento dos filhos, independentemente do nível de suporte necessário ou do diagnóstico. Além disso, a participação dos pais no processo e a promoção da estimulação dentro de casa são essenciais para resultados mais eficazes.


(...)


Por Letícia Carvalho. https://www.terra.com.br/nos/entenda-como -e-feita-a-classificacao-dos-niveis-de-autismo,52319ed49e7d5a fc3d4cd318689197b709rf0ov1.html?utm_source=clipboard
No trecho "No processo de diagnóstico de muitas famílias, há o momento em que estão investigando ou efetivamente descobrem que alguém apresenta um grau de autismo leve, moderado ou severo" a primeira vírgula foi usada para:
Alternativas