Ao selecionar materiais especiais de informação para uma b...
Esse critério foi adotado por
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Quando se trata da seleção de materiais especiais de informação para uma biblioteca universitária, vários critérios podem ser considerados. Neste caso, o critério adotado foi as características físicas do documento. Esse critério é relevante quando pensamos na resistência e durabilidade do material, considerando o uso intenso que ele pode ter em uma biblioteca universitária com alta demanda.
A - Relevar, em face do uso pretendido e das características dos usuários, a resistência e a durabilidade do material. Esta alternativa está correta porque, ao selecionar materiais que serão usados intensamente, é crucial considerar quão bem o material vai resistir ao uso contínuo, o que impacta diretamente na sua durabilidade e na vida útil.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Considerar a contribuição potencial do documento para a coleção já existente. Embora seja um critério importante na seleção de materiais, ele está mais relacionado à adequação temática e conteúdo do documento, em vez de suas características físicas.
C - Possibilitar a análise dos paratextos incluídos e sua contribuição para o melhor uso do documento. Esta alternativa foca nos aspectos textuais ou editoriais do documento, como prefácios, introduções, índices, mas não aborda a questão das características físicas.
D - Viabilizar a identificação de edições alternativas, com custos mais compensadores para a biblioteca. Aqui, o foco é financeiro e logístico, relacionado a encontrar edições com melhor custo-benefício, não diretamente às características físicas.
E - Contribuir para a verificação da diversidade tipológica de publicações em determinada área de interesse. Esta alternativa refere-se à variedade de tipos de documentos na coleção, como livros, periódicos, e vídeos, sem considerar a resistência física dos materiais.
Ao entender a importância de considerar as características físicas dos materiais, o bibliotecário pode assegurar que a coleção atenda efetivamente às demandas dos usuários, garantindo que o acervo seja durável e adequado ao uso intenso esperado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Características físicas levam fatores de uso, resistência e durabilidade. Gabarito: A
Critérios relativos a aspectos adicionais do documento
Características físicas. Abrangem os aspectos materiais dos itens a serem selecionados.
Na aplicação deste critério, o bibliotecário, em face do uso pretendido para o material e as características dos usuários, verificará se os caracteres tipográficos foram bem escolhidos, têm boa legibilidade, tamanho apropriado, etc. Verificará se a encadernação é resistente para o uso em biblioteca, fazendo, inclusive, uma estimativa de sua durabilidade e das possibilidades ou necessidade de futuros reparos. Analisará também a qualidade do papel, submetendo-o a escrutínio semelhante ao da encadernação. As características físicas são muito importantes para materiais com previsão de alta demanda ou dirigidos para públicos específicos. Em certos países, existe uma florescente indústria editorial dirigida para a população de terceira idade, com livros impressos em formato grande e com letras aumentadas. No Brasil, a indústria de livros infantis tem procurado utilizar material resistente e adequado para crianças, podendo-se apontar a produção de livros infantis em plástico, pano, etc. (VERGUEIRO, 2010, p. 23)
VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.
Gabarito: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo