Nas palavras a seguir, retiradas do texto, verificam-se dife...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2628193 Português

Texto para responder às questões de 1 a 7.


Templo egípcio de 2 mil anos revela cenas mitológicas e “Ano Novo” divino


Centenas de figuras e representações egípcias foram reveladas durante um trabalho de restauração do teto do Templo de Esna, estrutura erguida há cerca de 2,2 mil anos que passou por uma grande reforma há aproximadamente dois milênios, quando os romanos dominaram o Egito. As novidades foram divulgadas no último dia 16 de outubro pela Universidade de Tubinga, na Alemanha, cujos especialistas colaboraram em parceria com o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito para a restauração do templo ao longo de cinco anos.

Uma equipe de 30 pesquisadores limpou a sujeira e a fuligem de centenas de figuras e representações astronômicas, revelando-as em suas cores originais. “A conclusão da restauração do teto marca o primeiro e talvez mais importante marco do projeto”, diz Christian Leitz, do Instituto de Estudos do Antigo Oriente Próximo da Universidade de Tubinga, em comunicado.

Os relevos coloridos do teto mostram deuses, figuras mitológicas e representações do sol, da lua, além de signos do zodíaco e várias constelações. O teto é dividido em seis seções, cada uma com um tema. Entre eles estão o diário do sol, as fases da lua, as diferentes horas da noite e até o “Dia de Ano Novo”.

A mitologia que detalha o “Ano Novo” egípcio é representada em uma cena com divindades: Órion (que representa a constelação de mesmo nome), Sótis (nome egípcio para Sirius, a principal estrela da constelação de Cão Maior) e Anúquis (deusa da água). Os três deuses estão em barcos vizinhos com a deusa do céu, Nut, engolindo o céu noturno acima deles.“Sirius é invisível no céu noturno 70 dias por ano até que ela apareça novamente no leste”, explica Leitz. “Esse ponto era o Dia de Ano Novo no antigo Egito e também anunciava a inundação anual do Nilo.” No sistema de crenças dos egípcios, a deusa Anúquis era responsável pelo recuo das águas da inundação do Nilo cerca de 100 dias depois.”

Além das pinturas mitológicas, a restauração do templo revelou quase 200 inscrições em tinta que eram completamente desconhecidas. Essas inscrições ajudaram os pesquisadores a identificar muitas das imagens representadas. Agora que a restauração do teto foi concluída, os pesquisadores estão limpando paredes, colunas e pronaos (área frontal) do templo. Espera-se que esse trabalho revele novas cores e particularidades de imagens, como os “tronos dos deuses” e detalhes sobre suas roupas, segundo Leitzi informou em e-mail ao site Live Science.

Com 37 metros de comprimento, 20 metros de largura e 15 metros de altura, o pronaos era uma estrutura de arenito colocada na frente do edifício real durante o reinado do imperador romano Cláudio (41-54 d.C.). Sua localização no centro da cidade provavelmente contribuiu para a preservação e evitou que a área fosse usada como pedreira para materiais de construção, conforme ocorreu com outros edifícios antigos durante a industrialização do Egito.

Além do templo de Esna, onde predominam as cores amarelo e vermelho nas pinturas, há outro teto de templo astronômico excepcionalmente bem preservado no Egito. Este está no templo de Dendera, cerca de 60 km ao norte de Luxor, onde as cores predominantes são o branco e o azul claro, embora alguns dos mesmos temas estejam representados.


Revista Galileu. (Adaptado). Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/10/templo-egipcio-de-2-mil-anos-revela-cenas-mitologicas-e-ano-novo-divino.ghtml>

Nas palavras a seguir, retiradas do texto, verificam-se diferentes afixos que indicam processos derivacionais e flexionais de formação. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam sufixo formador de adjetivos na língua portuguesa.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que pede para identificar palavras com sufixo formador de adjetivos na língua portuguesa. Esse tipo de análise envolve conhecimentos sobre morfologia, mais especificamente sobre como os sufixos podem modificar a classe gramatical de uma palavra, transformando-a em adjetivo.

A alternativa correta é a C - astronômicas; invisível; egípcias.

Agora, vejamos por que cada palavra dessa alternativa contém sufixo formador de adjetivo:

  • Astronômicas: o sufixo -ico é um formador de adjetivo.
  • Invisível: o sufixo -ível forma adjetivos.
  • Egípcias: o sufixo -ia é usado para formar adjetivos.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - inundação; novamente; figuras: nenhuma dessas palavras apresenta sufixo formador de adjetivo. Por exemplo, inundação é um substantivo com sufixo -ção, que forma substantivos, e novamente é um advérbio.

B - divindades; inscrições; pesquisadores: essas palavras têm sufixos que formam substantivos. Por exemplo, divindades tem o sufixo -dade, que forma substantivos abstratos.

D - particularidades; especialistas; diferentes: particularidades e especialistas têm sufixos formadores de substantivos (-dade e -ista). Diferentes é um adjetivo, mas não possui um sufixo que indique a formação de adjetivo.

E - zodíaco; aproximadamente; restauração: todas são palavras formadas com sufixos que não formam adjetivos. Por exemplo, zodíaco é oriundo de um substantivo.

Com a análise acima, podemos concluir que a alternativa C é a única que contém apenas sufixos formadores de adjetivos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A palavra "invisível" não tem sufixo. Não sei como é a alternativa C.

questão deveria ser anulada, pois a palavra invisível não possui sufixo

Invisível não contém sufixo...

É uma palavra formada por acréscimo não-simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva visão. De visão formou-se visível, que deu origem a invisível.

a palavra invisivel contem somente prefixo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo