Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do sistema locomotor...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E.
Vamos analisar cada alternativa para entender o porquê:
Alternativa A: A afirmação de que "a coaptação de fraturas instáveis nos membros não é um procedimento importante" é incorreta. A coaptação, que é a técnica de alinhamento e estabilização de fraturas, é crucial para garantir a correta cicatrização e recuperação funcional dos membros afetados em cães e gatos.
Alternativa B: As doses apresentadas para a administração de morfina (400 mg/kg em cães e 900 mg/kg em gatos) são excessivamente altas e potencialmente letais. A morfina é efetivamente utilizada no controle da dor, mas as doses corretas são significativamente menores para evitar toxicidade.
Alternativa C: A definição de osteotomia está errada. Osteotomia se refere à corte cirúrgico do osso, geralmente para corrigir deformidades, e não para a estabilização de fraturas. Para estabilizar ossos fraturados, utilizam-se técnicas como a osteossíntese.
Alternativa D: A afirmação de que o tecido trabecular responde a fratura por meio de uma redução na atividade osteoblástica é incorreta. Na realidade, a atividade osteoblástica aumenta durante a recuperação das fraturas, promovendo a formação de novo tecido ósseo.
Alternativa E: Esta é a alternativa correta. A osteotomia em cunha de abertura, cunha de fechamento ou cunha reversa são métodos cirúrgicos utilizados para corrigir deformidades angulares nos ossos longos. Esses procedimentos ajustam o alinhamento ósseo para restaurar a função normal.
Ao compreender a clínica cirúrgica e os princípios de estabilização de fraturas e correção de deformidades, o aluno pode deduzir a correta aplicação de técnicas como osteotomia e identificar erros críticos em dosagens de medicações, ressaltando a importância da precisão no manejo clínico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Muito importante.
MORFINA. Cães: 0,1–1 mg/kg; Gatos: 0,1–0,2 mg/kg
Osteossíntese.
Aumento na atividade.
D) GABARITO
400mg/kg em qualquer animal de qualquer fármaco de uso veterinario comum é absurdo, ainda mais um medicamento proprio de anestesio
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo