O processo de desertificação já é uma realidade no Brasil. S...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - I e II.
Vamos agora entender por que essa é a resposta correta, analisando o tema da questão e cada uma das afirmativas.
O tema em questão é a desertificação no Brasil. A desertificação é um processo de degradação ambiental em áreas áridas, semiáridas e subúmidas secas, que pode ser acentuado por práticas agrícolas inadequadas, desmatamento e outros fatores antrópicos (causados pelo homem). Para resolver essa questão, é necessário conhecer as características regionais brasileiras e as causas e efeitos da desertificação.
Afirmação I: "No Nordeste ocorre em núcleos, formando manchas descontínuas, pois nas áreas de brejos nos sopés das serras e chapadas a maior umidade enfraquece o processo."
Essa afirmação está correta. No Nordeste do Brasil, a desertificação é um processo conhecido, especialmente em áreas do Sertão. A presença de brejos nos sopés das serras e chapadas, que são áreas mais úmidas, impede ou diminui a intensidade da desertificação, criando uma paisagem de manchas descontínuas.
Afirmação II: "As condições litológicas, os solos rasos e a insuficiência de chuvas são condições naturais que favorecem a desertificação, principalmente se associadas às ações antrópicas."
Essa afirmação também está correta. A litologia (estudo das características das rochas), solos rasos e a escassez de chuvas são fatores que naturalmente propiciam a desertificação. Quando combinados com práticas inadequadas de uso do solo, como o desmatamento e a agricultura intensiva, esses fatores naturais agravam o processo de desertificação.
Afirmação III: "No sul do Brasil, em área localizada entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o fenômeno da desertificação começou a ocorrer a partir da substituição da pecuária bovina pelos cultivos de exportação."
Essa afirmação está incorreta. No sul do Brasil, não se observa um processo de desertificação semelhante ao do Nordeste. A região sul tem um clima muito mais úmido e condições diferentes que não favorecem a desertificação. Alterações no uso do solo, como a substituição da pecuária por cultivos de exportação, podem causar outros tipos de degradação ambiental, como a erosão do solo, mas não a desertificação.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D - I e II, pois ambas as afirmativas estão corretas e refletem adequadamente a realidade do processo de desertificação no Brasil.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atençaõ para os conceitos a respeito deste tema:
Deserto: região de clima árido; a evaporação potencial é maior que a precipitação média anual. Caracteriza-se por apresentar solos ressequidos; cobertura vegetal esparsa, presença de xerófilas e plantas temporárias.
Desertificação: origina-se pela intensa pressão exercida por atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.
Processo de desertificação: diz respeito a atividade predatória que irá conduzir a formação de desertos.
Área de desertificação: é a área onde o fenômeno já se manifesta.
Área propensa à desertificação: área onde a fragilidade do ecossistema favorece o processo de instalação da desertificação.
Deserto específico: a desertificação já se manifesta em grau máximo.
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigo_agropecuario/desertificacao.html
A opção III está errado porque em regiões subtropicais essa processo recebe o nome de arenização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo