O lúpus eritematoso cutâneo (LEC) é doença autoimune de expr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3053054 Medicina
O lúpus eritematoso cutâneo (LEC) é doença autoimune de expressão clínica variada, que pode apresentar-se como doença exclusivamente cutânea ou ser uma das múltiplas manifestações do lúpus eritematoso sistêmico (LES). Considerando as características do LEC, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os critérios diagnósticos para classificação do LES são uniformes e universalmente aceitos, assim as lesões cutâneas específicas do Lúpus Erimatoso são subdivididas em três subtipos principais: o LEC agudo (LECA), o LEC subagudo (LECS) e o LEC crônico (LECC).
II. LES e LEC são doenças multifatoriais, em que está envolvida uma complexa interação entre carga genética e exposições ambientais, como radiação ultravioleta (RUV), fármacos, defensivos agrícolas e tabaco.
III. Dentre os fatores ambientais, a RUV é o mais bem estabelecido desencadeador do LEC.1 A irradiação da pele altera a morfologia e a função dos ceratinócitos, induzindo diretamente a produção de citocinas pró-inflamatórias (IL-1α, IL-1β, IL-6, TNF-α e IFN-α, k e λ) e apoptose.
Alternativas