O deslocamento do travessão na linha 21 para logo depois de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q35217 Português
Imagem 003.jpg
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O deslocamento do travessão na linha 21 para logo depois de "profissionalmente" (L.20) preservaria a correção gramatical do texto e a coerência da argumentação, com a vantagem de não acumular dois sinais de pontuação juntos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Perderia a correção e a coerência. Não custa lembrar: "Sujeito (minha liberdade de escolher amorosa ou política ou profissionalmente) NÃO pode vir separado do verbo (resulta) por vírgula"No caso da questão: "Sujeito não pode vir separado do verbo por TRAVESÃO"! rs...;)
Nessa questão, o travessão é usado entre segmentos complementares.Machado de Assis escreve um exemplo semelhante, ao isolar com travessão o trecho final de uma passagem de Dom Casmurro:“A nossa família saía a recebê-lo; minha mãe era a primeira que lhe beijava a mão. Então o imperador, todo risonho, sem entrar na sala ou entrando – não me lembra bem, os sonhos são muitas vezes confusos –, pedia a minha mãe para que me não fizesse padre – e ela, lisonjeada e obediente, prometia que não”."Trata-se de uma ocorrência lingüística de natureza subjetiva, já que cabe ao autor do texto decidir pela complementação entre trechos do seu discurso.":)
Concordo perfeitamente com o paulo. Com a mudança do travessão, estaríamos separando sujeito do verbo. Absurdo. Não pode.
Corretíssimo Paulo!

Vale salientar, segundo Décio Sena, não há, nesta passagem, qualquer incoveniente no emprego do travessão acompanhado de vírgula.Na verdade, os travessões promovem a intercalação de uma oração subordinada adverbial temporal que surge com intenção de explicar-nos o que traz crise para nosso coração.A vírgula após o segundo travessão indica o fim de uma oração subordinada advebial antecipada à principal.

Bons estudos!

separaria o sujeito do verbo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo