A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) ocorre em até...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q281811 Medicina
A síndrome da apneia obstrutiva do sono é um problema de saúde
pública. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) ocorre em até 2% das crianças e, geralmente, está associada à hiperplasia adenotonsilar — que pode ser corrigida pela adenotonsilectomia, com alta taxa de sucesso na cura da SAOS.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (Certo)

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma condição médica caracterizada por obstruções repetitivas das vias aéreas superiores durante o sono, levando a episódios de apneia e hipopneia. É uma condição de saúde pública relevante, pois pode afetar significativamente a qualidade de vida e está associada a diversas complicações sistêmicas.

No contexto pediátrico, a SAOS ocorre em uma proporção significativa de crianças, estimada em até 2%. Uma das principais causas desta síndrome em crianças é a hiperplasia adenotonsilar, que é o crescimento anormal das tonsilas palatinas e adenoides, estruturas responsáveis pela obstrução das vias aéreas superiores.

A questão destaca que a adenotonsilectomia, que é a remoção cirúrgica das tonsilas palatinas e adenoides, é um tratamento eficaz para a SAOS em crianças. Este procedimento tem uma alta taxa de sucesso na resolução dos sintomas da apneia obstrutiva do sono, justificando a correção da informação de que a cirurgia pode curar a SAOS na maioria dos casos.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa é marcada como C (Certo) porque reflete exatamente o conhecimento médico atual: a SAOS pode afetar crianças, sendo frequentemente associada à hiperplasia adenotonsilar, e a adenotonsilectomia é uma intervenção eficaz para tratar essa condição.

Por que as alternativas incorretas não se aplicam:

Como a única informação fornecida na questão é sobre a taxa de incidência e tratamento da SAOS em crianças, qualquer outra alternativa que não reconheça o papel da hiperplasia adenotonsilar e a eficácia da adenotonsilectomia estaria incorreta. A questão está correta ao afirmar essa relação, por isso as demais alternativas que poderiam sugerir o contrário estariam erradas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo