A ilustração apresenta o resultado final de um dos mais anti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q611384 História
A ilustração apresenta o resultado final de um dos mais antigos litígios territoriais da América do Sul, envolvendo a luta por uma área oceânica entre dois países banhados pelo Pacífico, que foi decidido, no início de 2014, pela Corte Internacional de Justiça de Haia (CIJ).
Imagem associada para resolução da questão (Infográfico elaborado em 27/01/2014. Disponível em: g1.com.br. Adaptado.)
As nações envolvidas na disputa são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre os mapas propostos pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Correta – A disputa entre Peru e Chile envolvia a delimitação da fronteira marítima. O Peru havia apresentado o caso à CIJ em 2008, buscando que a corte estabelecesse um novo limite marítimo que seguisse uma linha equidistante entre os pontos mais próximos dos territórios de ambos os países. O Chile defendia que a fronteira já havia sido estabelecida por acordos anteriores, que seguiam uma linha paralela ao equador. Em 27 de janeiro de 2014, a CIJ decidiu que a fronteira marítima deveria seguir o paralelo até um ponto a 80 milhas náuticas da costa, e a partir desse ponto, seguir uma linha equidistante ao sul. Essa decisão deu ao Peru parte da área marítima que ele reivindicava, mas não toda. Para resolver esta questão, bastava observar nos mapas os países que faziam fronteira na delimitação da área em disputa.


B) Incorreta - Bolívia e Equador não têm fronteiras marítimas em comum. Além disso, a Bolívia é um país sem saída para o mar desde a Guerra do Pacífico (1879-1884), quando perdeu seu litoral para o Chile.


C) Incorreta - Embora Argentina e Uruguai compartilhem uma fronteira fluvial no Rio da Prata, não há um litígio significativo recente envolvendo uma área oceânica entre os dois países. Além do mais, se observarmos os mapas, perceberemos que não se trata do Rio da Prata.


D) Incorreta – Venezuela e Colômbia compartilham uma extensa fronteira terrestre e também têm disputas relacionadas a fronteiras marítimas no Mar do Caribe, mas nenhuma disputa significativa entre eles foi resolvida pela CIJ em 2014. A maioria dos litígios entre esses dois países é gerida através de negociações bilaterais e não pela intervenção de cortes internacionais. Se observamos os mapas, também perceberemos que não se trata de uma área fronteiriça destes países.


Gabarito – Letra A


Referência:


Corte de Haia põe fim a disputa histórica entre Chile e Peru. BBC News Brasil, 27/01/2014. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/01/140127_haia_decisao_chile_peru_fn#:~:text=A%20Corte%20Internacional%20de%20Justi%C3%A7a,recursos%20pesqueiros%20no%20oceano%20Pac%C3%ADfico>. Acesso em: 20/05/2024.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

tudo vira motivo de disputa nesse mundo... Jesus!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo