Recomenda-se o uso da tomografia computadorizada de abdome ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375505 Medicina
Uma paciente com cinquenta e oito anos de idade, assintomática, portadora de hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito havia dois anos, foi ao ambulatório para avaliação de rotina. A paciente estava tomando losartana 100 mg e metformina 1.500 mg, ambas uma vez ao dia, e negava tabagismo e etilismo. Ao exame físico, apresentava índice de massa corpórea (IMC) = 31 kg/m2 , pressão arterial = 124 mmHg × 74 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca = 74 bpm e circunferência abdominal = 102 cm. Exames revelaram aspartato aminotransferase (AST) = 60 U/L, alanina aminotransferase (ALT) = 70 U/L, triglicerídeos = 202 mg/dL, colesterol total = 204 mg/dL; HDL colesterol = 36 mg/dL, LDL colesterol = 128 mg/dL, hemoglobina glicada (A1C) = 6,8% e glicemia de jejum = 108 mg/dL. Na ocasião, prescreveu-se atorvastatina 20 mg ao dia à paciente. Dois meses depois da avaliação, os exames revelaram aspartato aminotransferase (AST) = 84 U/L, alanina aminotransferase (ALT) = 94 U/L, triglicerídeos = 152 mg/dL, colesterol total = 142 mg/dL; HDL colesterol = 40 mg/dL, LDL colesterol = 77 mg/dL, hemoglobina glicada (A1C) = 6,7% e glicemia de jejum = 104 mg/dL. Foram normais os resultados dos testes sorológicos para hepatites virais e dos demais exames laboratoriais solicitados. A ultrassonografia de abdome total revelou apenas aumento difuso da ecogenicidade hepática, com visualização normal dos vasos intra-hepáticos e do diafragma. Com base nesse caso clínico, julgue o item que se segue.
Recomenda-se o uso da tomografia computadorizada de abdome para investigação de inflamação e fibrose, com intuito de estratificar melhor a doença da paciente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para essa questão é falsa. A paciente em questão apresenta um aumento nas enzimas hepáticas (aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase) e uma ecogenicidade hepática aumentada na ultrassonografia, indicativos de um possível quadro de doença hepática gordurosa não alcoólica. Entretanto, a tomografia computadorizada não é o método de escolha para identificar inflamação e fibrose hepática, pois não é tão precisa quanto outros métodos. O diagnóstico confirmatório e a estratificação da doença são geralmente realizados através de biópsia hepática, que pode distinguir entre esteatose simples e esteato-hepatite não alcoólica, além de determinar a extensão da fibrose presente. Além disso, a elastografia por ressonância magnética (MRE) também é uma opção não invasiva para avaliar a fibrose hepática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo