Com relação às compras da administração pública, assinale a ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentários sobre as alternativas incorretas:
O Artigo 15, § 3º, da Lei de Licitações e Contratos estabelece que o registro de preços deve ser feito considerando algumas condições:
- Seleção feita por meio de concorrência;
- Definição prévia do sistema de controle e atualização dos preços;
- A validade do registro não é superior a um ano. Portanto, a alternativa A está incorreta.
O mesmo artigo, porém no § 4º, declara que a existência de preços registrados não obriga a Administração a realizar contratações baseadas nesses preços. A Administração tem a liberdade de optar por outros meios, desde que respeite a legislação pertinente às licitações. A alternativa B está incorreta.
Segundo o Artigo 14, nenhuma compra pode ser realizada sem a devida caracterização do seu objeto e a indicação dos recursos orçamentários para o pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem o promoveu. Dessa forma, a alternativa D está incorreta.
Por fim, o Artigo 15 também ressalta que as compras devem, sempre que possível, atender ao princípio da padronização, assegurando compatibilidade de especificações técnicas e desempenho, incluindo manutenção, assistência técnica e garantia quando aplicável. Portanto, a alternativa E está incorreta.
Gabarito correto: Letra C - A relação de todas as compras feitas pela administração pública direta ou indireta deve ser publicada, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou e quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica aos casos de dispensa de licitação previstos no inciso IX do art. 24. (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)
Art.15
§ 3oO sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:
I - seleção feita mediante concorrência;
II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados;
III - validade do registro não superior a um ano.(Letra A)
Art.15
§ 4o A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.(Letra "B")
Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.(Letra "D")
Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: (Regulamento)
I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas; (Letra "E")
Questão deveria ser anulada.
Lei 8666
Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica aos casos de dispensa de licitação previstos no inciso IX do art. 24.
Art. 24
IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional; (Regulamento)
Ou seja, não podem ser divulgadas compras da Adm se esta divulgação comprometer a segurança nacional.
(...) o Planejamento do SRP deverá ser feito para um período máximo de um ano, pois o prazo máximo de vigência da Ata de Registro de Preços também será esse. No entanto, será admitida a prorrogação daqueles contratos assinados decorrentes dessa Ata, de acordo com as regras previstas no art. 57 da Lei nº 8.666/93, desde que esse contrato inicial (e não a prorrogação) tenha sido assinado durante a vigência da Ata. Em outras palavras, isso significa que um contrato decorrente de uma Ata de SRP, a partir de sua assinatura, passa a se vincular às regras do art. 57 da Lei nº 8.666/93.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/23045/sistema-de-registro-de-precos-distincao-entre-prazo-de-validade-da-ata-e-prazo-de-vigencia-contratual#ixzz2dwo4kvQY
Não confundir:
a publicação da relação de todas as compras feitas pela administração : MENSALMENTE
a publicação dos preços registrados: TRIMESTRALMENTE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo