Com relação a metadados, julgue o item subsequente.O XML com...
Com relação a metadados, julgue o item subsequente.
O XML como linguagem de marcação é incompatível com os
padrões de metadados Dublin Core.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
A afirmação de que o XML como linguagem de marcação é incompatível com os padrões de metadados Dublin Core está incorreta. Vamos entender o porquê.
O XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação amplamente utilizada para a estruturação e armazenamento de dados de forma que sejam legíveis tanto por máquinas quanto por humanos. Ele é extremamente flexível e tem a capacidade de representar qualquer tipo de dado, o que o torna compatível com uma ampla gama de aplicações.
O Dublin Core é um conjunto de padrões de metadados que fornece um vocabulário simples e padronizado para a descrição de recursos. Ele é usado para melhorar a descoberta de informações em ambientes digitais.
A compatibilidade entre XML e Dublin Core é um fato amplamente reconhecido. O XML é frequentemente utilizado para expressar metadados Dublin Core, permitindo que esses dados sejam transportados e interpretados de forma eficiente entre diferentes sistemas.
Portanto, ao avaliar a afirmação dada na questão, a alternativa correta é E (Errado), uma vez que o XML é, de fato, compatível com os padrões Dublin Core.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Dublin Core é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework)."
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dublin_Core
Gabarito: Errado
Mais informação sobre XML
Serve para estruturação e armazenamento dos Meta
Um exemplo de XML é a nota fiscal eletrônica
Gab. ERRADO!
O Dublin Core está entre os padrões mais usados por comunidades internacionais para descoberta de recursos no domínio Web. É representado por meio de diversas sintaxes como, por exemplo, codificado em HyperText Markup Language (HTML), ou em Resource Description Framework (RDF) usando XML. Embora o DC tenha uma capacidade descritiva para prestar o acesso e seja um expoente de interoperabilidade na Web, este esquema é muito simples e menos eficaz quanto à preservação digital e à efetuação do papel dos metadados administrativos e estruturais de documentar, por exemplo, o histórico de estratégias de preservação adotadas no recurso digital e os componentes de hardware e software (CAMPOS; SARAMAGO, 2007; HILLMANN, 2005).
Resposta: Errado.
O esquema Dublin Core simples prevê quinze elementos de metadados para caracterizar objetos digitais. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework).
Para mais conteúdo de Biblioteconomia para concursos acompanhe minha página no instagram: @evbarcelos.biblio
https://www.instagram.com/evbarcelos.biblio/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo