O quadro do paciente indica que ele seja portador de doença ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375512 Medicina

        Um paciente assintomático, com trinta e dois anos de idade, compareceu a uma consulta de rotina. Seus antecedentes pessoais incluíam descolamento de retina e luxação de cristalino. Ao exame físico, ele apresentava pressão arterial = 122 mmHg × 76 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca = 68 bpm, pectus carinatum, ictus visível e palpável no 5.º espaço intercostal na linha hemiclavicular esquerda com ritmo cardíaco regular em dois tempos e bulhas cadíacas normofonéticas com sopro diastólico de +/4 no 4.º espaço intercostal na linha paraesternal à esquerda. Os demais dados do exame físico foram normais. O ecocardiograma revelou função sistólica do ventrículo esquerdo preservada e raiz da aorta com 57 mm e Z-Score de 6.71.

A partir do caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.

O quadro do paciente indica que ele seja portador de doença autossômica dominante causada por uma mutação do gene TPM1 no cromossomo 15.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda um caso clínico de um paciente com características que podem sugerir uma condição genética específica. Compreender o tema central da questão requer conhecimento sobre doenças genéticas, especialmente aquelas que afetam o sistema cardiovascular e outras estruturas do corpo.

Para interpretar a questão, é essencial reconhecer as pistas fornecidas: descolamento de retina, luxação de cristalino, pectus carinatum e ectasia da raiz da aorta. Essas características são sugestivas da Síndrome de Marfan, uma doença autossômica dominante, que, contudo, está relacionada ao gene FBN1 no cromossomo 15, e não ao gene TPM1.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa afirma que o quadro do paciente é causado por uma mutação do gene TPM1, mas isso está incorreto. O gene TPM1 está relacionado a doenças que afetam a musculatura cardíaca, como a cardiomiopatia hipertrófica, mas não está envolvido nas características observadas neste paciente.

Análise das alternativas:

Certa (C): Se a alternativa estivesse correta, a mutação do gene TPM1 deveria explicar o conjunto de sintomas do paciente, o que não ocorre neste caso, pois os sintomas são mais compatíveis com a mutação do gene FBN1, típico da Síndrome de Marfan.

Errada (E): A alternativa está correta ao afirmar como "errada" porque a descrição apresentada não é compatível com uma mutação no gene TPM1. A condição do paciente é mais consistente com a Síndrome de Marfan, associada ao gene FBN1, como mencionado anteriormente.

Para resolver questões como esta, é útil identificar as condições genéticas mais comuns relacionadas aos sintomas descritos e verificar quais genes estão associados a elas. Isso ajudará a descartar alternativas incorretas e a confirmar a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão sugere que o paciente seja portador de uma doença autossômica dominante causada por mutação no gene TPM1 no cromossomo 15. No entanto, isso está errado. As características clínicas apresentadas pelo paciente, como descolamento de retina, luxação de cristalino, pectus carinatum e a dilatação aórtica (a raiz da aorta com 57 mm e Z-Score de 6.71), são indicativas da Síndrome de Marfan. Esta é uma desordem do tecido conjuntivo, que é autossômica dominante, mas causada por mutação no gene FBN1 no cromossomo 15, que codifica a fibrilina-1. A fibrilina-1 é uma glicoproteína essencial para a formação de fibras elásticas presentes em tecidos conectivos. A mutação do gene TPM1 está mais relacionada com cardiomiopatia hipertrófica, que não parece ser o caso do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo