Sendo a linguagem verbal uma das formas de expressão mais ef...
“– Bom dia, classe!! Tudo bem?? Hoje vamos fazer as lembrancinhas para o dia das mães! – Sim, professora!!! Fazerei tudo com muita dedicação, vai ficar lindo!”
Após a leitura, assinale a afirmativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - A variedade padrão é a que, adequadamente, deve ser utilizada em ambiente escolar; devendo tal ocorrência ser considerada como inadequada e reprovada. ERRADO
Sim, está inadequado, mas como se trata de uma criança, acredito que deva ser levado em consideração o fato de estar em desenvolvimento vocabular ainda.
B - A criança teve um comportamento idiossincrásico; a partir de seus conhecimentos, compreendeu que o futuro seria formado acrescentando sempre ei- ao infinitivo.
Idiossincrasia é uma característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou de determinado grupo, neste caso, de crianças.
C - Apesar da conjugação do verbo “fazer” não estar de acordo com a norma padrão, tal forma verbal deve ser mantida até que a criança alcance os anos iniciais do ensino fundamental. ERRADO
É indicado orientá-la sobre o erro em qualquer etapa do ensino.
D - Para que a comunicação seja plenamente estabelecida entre os interlocutores da situação comunicacional evidenciada, é necessário que seja apresentada a forma verbal de acordo com a norma padrão. Errado
Por mais que a formação do verbo esteja errada, a sua comunicação pode ser entendida, ou seja, mesmo estando errado a professora conseguiu compreender o que a criança quis dizer
Marquei a letra B por exclusão mas com o cú na mão, porque não sabia o que era idiossincrásico!
As demais não tinham tanto sentido pelo fato de ser um diálogo entre uma professora e uma criança em aprendizagem na educação INFANTIL.
"Fazerei" é muito bonitinho. Mas antes de ter um filho, devo passar no concurso. Foco.
A alternativa B afirma: “A criança teve um comportamento idiossincrásico; a partir de seus conhecimentos, compreendeu que o futuro seria formado acrescentando sempre ei- ao infinitivo.”
Vamos dividir isso em partes:
- Comportamento idiossincrásico: Isso significa que a criança tem uma maneira única de entender e usar a língua, que é específica para ela. Todos nós temos nossas próprias idiossincrasias na maneira como falamos e escrevemos, que são influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo nosso ambiente, experiências e compreensão pessoal.
- A partir de seus conhecimentos, compreendeu que o futuro seria formado acrescentando sempre ei- ao infinitivo: Isso sugere que a criança, com base em sua compreensão da língua, formou a ideia de que o tempo futuro de um verbo pode ser formado adicionando “ei-” ao infinitivo do verbo. Por exemplo, ela usou “fazerei” em vez de “farei”. Embora isso não esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, ainda é compreensível.
É importante lembrar que a linguagem é um sistema complexo e as crianças estão constantemente aprendendo e experimentando à medida que desenvolvem suas habilidades linguísticas. Erros como esse são uma parte normal do processo de aprendizagem. À medida que a criança cresce e é exposta a mais exemplos de uso correto da língua, ela começará a usar as formas verbais corretas.
Acertei, mas utilizando método de "exclusão preventivo objetivo", atendendo única exclusivamente ao texto e o pensamento do seu autor.
O fato é que sou absolutamente contra o, "em nome das melhores intenções", "preservar as crianças da realidade, verdade, dores, fatos e do que é certo"; isso lembra a história do passeio de Sidarta Gautama fora dos muros de seu palácio, quando retiraram todos os aspectos do que era real e, por conseguinte, desagradável do caminho estabelecido (morte, dor, doença, pobreza, violência, mal etc.). Ou seja, deve-se corrigir apontando a forma correta desde sempre.
O que gera frustração, dor, revolta e erro é desconhecimento e o consequente despreparo que este trás consigo. A humanidade precisa evoluir e deixar os mitos, contos de fadas e boas mentiras no passado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo