No trecho "Esta NÃO é a melhor forma de encarar a realidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845364 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O Cavalo Descontente
Era uma vez um cavalo que, em pleno inverno, desejava o regresso da primavera. De fato, ainda que agora descansasse tranquilamente no estábulo, via-se obrigado a comer palha seca.
- Ah, como sinto saudades de comer a erva fresca que nasce na primavera! dizia o pobre animal.
A primavera chegou e o cavalo teve sua erva fresca, mas começou a trabalhar bastante porque era época da colheita.
- Quando chegará o verão? Já estou farto de passar o dia inteiro puxando o arado! lamentava-se o cavalo.
Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.
- Oh, o outono! Estou ansioso pela chegada do outono! Dizia mais uma vez o cavalo, convencido de que naquela estação terminariam seus males.
Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno. E o cavalo não parava de queixar-se e de sofrer.
Quando o inverno chegou novamente, e o cavalo pode finalmente descansar, compreendeu que tinha sido fantasioso tentar fugir do momento presente e refugiar-se na quimera do futuro.
Esta não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.
É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.
Fonte: O Livro das virtudes para crianças. Willim J. Bennett /https://www.contandohistorias.com.br/html/ contandohistorias.html 
No trecho "Esta NÃO é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho ", a palavra destacada pertence à seguinte classe gramatical:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Advérbio.

O tema da questão aborda a classificação morfológica de palavras, um dos tópicos fundamentais em concursos públicos. A questão exige o conhecimento de como identificar diferentes classes gramaticais, neste caso, a palavra NÃO.

Para justificar a alternativa correta:

A palavra NÃO é um advérbio de negação. Advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias como tempo, modo, lugar, intensidade, negação, entre outras. No trecho "Esta NÃO é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho", o advérbio NÃO modifica o verbo "é", negando a afirmação que se segue.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Adjetivo: Adjetivos são palavras que qualificam ou caracterizam os substantivos, atribuindo-lhes qualidades, estados ou características. A palavra NÃO não está qualificando nenhum substantivo; ela atua como um advérbio, negando a ação do verbo.

B - Substantivo: Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. Novamente, NÃO não cumpre essa função; sua função é modificar o verbo, indicando negação.

C - Pronome: Pronomes substituem ou acompanham os substantivos, indicando pessoas do discurso ou relacionando-se com outras palavras no texto. A palavra NÃO não está substituindo ou acompanhando nenhum substantivo, logo, não é um pronome.

Entender a diferença entre as classes gramaticais é essencial para resolver questões como esta. O advérbio NÃO é bem característico por sua capacidade de modificar a semântica da oração, expressando a negação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é de morfologia e quer saber a classe gramatical da palavra destacada em "Esta NÃO é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho ". Vejamos:

 .

A) Adjetivo. 

Errado.

Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

 .

B) Substantivo.

Errado.

Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

 .

C) Pronome.

Errado.

Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

 .

D) Advérbio. 

Certo. "Não" é advérbio de negação.

Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

Advérbios de negação:  não, nem, nunca...

 .

Gabarito: Letra D 

GABARITO: D

Os advérbios qualificam verbos e intensificam o sentido de adjetivos e de outros advérbios.

Advérbio de negação: Reforça o sentido de negação. Alguns advérbios de negação são “não” e “nem”. Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos.

Ex: Eu nem vi isso passar.

Não aceitamos mais isso.

Ela não ficou nada satisfeita.

Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/adverbios.html

GAB-D

ADVÉRBIO

classe gramatical pela qual a palavra "não" é pertencente é o advérbio. Mais precisamente, esta palavra consiste em um advérbio de negação, assim como "tampouco, nem, nunca e jamais". Os advérbios possuem a função de mudar o significado de algum verbo em específico, de maneira que acabe somando alguma circunstância.

DIGA NÃO ÀS DROGAS!!!

DIGA NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!!

DIGA NÃO À RLM NOS CONCURSOS DE POLICIA!!!

DIGA NÃO À NOVINHA QUE SÓ QUER CURTIÇÃO.

NÃO ADVÉRBIO DE NEGAÇÃO!!

25/11/2021 FALTA DE ATENÇÃO . BURRRRRROOOOOO!!!!!!

Se no lugar do ''NÃO'' estivesse ''SIM'' também estaria certa a letra D)

gabarito D)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo