No texto, os advérbios foram empregados para a construção de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315677 Português

Texto para responder à questão. Leia-o atentamente.


      Desde a Constituição Federal de 1988, a língua portuguesa é definida como língua oficial majoritária do Brasil, reconhecidas que foram, ao lado do português, como línguas nacionais, as várias línguas indígenas, minoritárias, que convivem no território brasileiro com a língua oficial, e também materna, majoritária do nosso país.

          Concentrando-se aqui na língua oficial e materna, amplamente majoritária do Brasil, queria, antes de mais, afirmar que, o que se designa de “ensino de língua materna”, recobre uma imprecisão teórica e real, já que, em princípio, não se “ensina” a língua materna, ela se adquire naturalmente no processo de aquisição na primeira infância, tanto que, no caso do português no Brasil, como é do conhecimento geral, muitos sabem o português sem nunca terem tido a possibilidade de o “aprenderem” através do sistema escolar, já que não têm ainda como dele participar.

         A meu ver, então, o objetivo do ensino do português na escola brasileira será a elaboração do já adquirido naturalmente e oralmente, pela maioria dos brasileiros, em diversificados contextos de aquisição, a depender da história individual e social de cada um. O que estou designando de elaboração se refere ao que, no processo de escolarização, no âmbito da disciplina Língua Portuguesa no Brasil, abrange obviamente a aquisição do uso escrito, tanto no processo de produção da escrita como de sua recepção na leitura, e o aperfeiçoamento, não só do escrito como também dos usos orais, tanto na sua produção como recepção, para cumprirem funções sociais diversificadas e adequadas às múltiplas situações comunicativo-expressivas necessárias ao convívio e à situação social.


(Rosa Virgínia Mattos e Silva. Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. José Carlos de Azeredo: organizador. 4.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.)

No texto, os advérbios foram empregados para a construção de sentidos como modalizadores do discurso expresso no texto. A respeito desse emprego, pode-se afirmar que os trechos destacados a seguir exemplificam o exposto anteriormente, com EXCEÇÃO de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores


A questão exigiu conhecimento em relação a advérbios modalizadores. Vejamos:



Vejamos uma breve explicação sobre os advérbios modalizadores:


Quanto aos não-modificadores, “são advérbios que não afetam o significado do elemento sobre o qual incidem” (NEVES, 2000, p. 238). São eles: advérbios de afirmação e negação (“que operam sobre o valor de verdade da oração” (NEVES, 2000, p. 238)); advérbios circunstanciais (de lugar e de tempo); de inclusão; de exclusão; de verificação (“que não operam sobre o valor de verdade da oração” (NEVES, 2000, p. 239)); advérbios juntivos (“que operam conjunção de orações (...) indicando contraste (...) indicando conclusão” (NEVES, 2000, p. 241)).


“ara fins práticos da pesquisa, consideramos a noção de advérbio modalizador conforme descrição apresentada por Neves (2000). Segundo ela, advérbios modalizadores são elementos que servem para “expressar alguma intervenção do falante na definição da validade e do valor de seu enunciado” (NEVES, 2000, p. 244). São usados como estratégias para marcar a atitude do falante em relação ao que ele próprio diz. Esses advérbios são subclassificados em: epistêmicos, delimitadores, deônticos e afetivos.”


Exemplos:


(01) Maria compreendeu bem o assunto. 

(02) O garoto ficou muito triste. 

(03) O homem caminhava provavelmente devagar


Em 01, o advérbio modifica o verbo “compreendeu” (sendo a etimologia da própria palavra um reflexo dessa propriedade: ad verbum - adjunto do verbo); em 02, o adjetivo “triste”; e em 03, o advérbio “devagar”. Na perspectiva tradicional, esses advérbios, dadas as circunstâncias que expressam, são classificados como sendo de modo, intensidade e dúvida, respectivamente. Além desses, temos: advérbios de afirmação, negação, lugar, tempo, ordem etc, que, na sentença, desempenham a função de adjunto adverbial. Isso é confirmado, por exemplo, por Bechara (1999, p. 287): “Advérbio é a expressão modificadora que por si só denota uma circunstância (de lugar, de tempo, modo, intensidade, condição, etc.) e desempenha na oração a função de adjunto adverbial”



A) Incorreta.


“[...] ela se adquire naturalmente no processo de aquisição na primeira infância, [...]”


O advérbio “naturalmente” indica o modo do verbo “adquire” e uma opinião do autor a esse fato.


B) Incorreta.


 “[...] antes de mais, afirmar que, o que se designa de ‘ensino de língua materna’, [...]” 


A expressão adverbial “antes de mais nada” está deslocado para trás do verbo “afirmar”, mas indica fato temporal que incide também, circunstância modalizadora em relação a esse verbo, indicando uma opinião do autor.


C) Incorreta.


“Concentrando-se aqui na língua oficial e materna, amplamente majoritária do Brasil, [...]”


O advérbio “amplamente” indica uma opinião do autor em relação a intensidade.


D) Correta.


“[...] o que se designa de ‘ensino de língua materna’, recobre uma imprecisão teórica e real, [...]”


Não há advérbio no trecho.


Gabarito: D


Referência bibliográfica:KANTHACK, Gessilene Silveira. Advérbios Modalizadores Em -Mente: Uma Descrição De Propriedades Sintático-Semânticas. RECORTE – revista eletrônica.





Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: e

a) “[...] ela se adquire naturalmente no processo de aquisição na primeira infância, [...]” (ADVÉRBIO)

b) antes de mais, afirmar que, o que se designa de ‘ensino de língua materna’, [...]” (ADVÉRBIO)

c) Concentrando-se aqui na língua oficial e materna, amplamente majoritária do Brasil(ADVÉRBIO)

" A função modalizadora manifesta-se principalmente por meio de advérbios"

Explicação: https://proenem.com.br/enem/enem/modalizadores/

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio para expressar uma circunstância. Eles podem funcionar como modalizadores do discurso, ou seja, podem indicar a atitude do falante em relação ao conteúdo da mensagem. Vamos analisar as opções:

A. “Naturalmente” é um advérbio de modo que modifica o verbo “adquire”, indicando a maneira como a aquisição ocorre.

B. “Antes” é um advérbio de tempo que modifica a frase “afirmar que”, indicando quando a afirmação deve ser feita.

C. “Aqui” é um advérbio de lugar que modifica o verbo “concentrando-se”, indicando onde a concentração está ocorrendo. “Amplamente” é um advérbio de modo que modifica o adjetivo “majoritária”, indicando o grau em que a língua é majoritária.

D. Nesta frase, não há advérbios presentes. Portanto, a opção D é a exceção, pois não contém nenhum advérbio que funcione como modalizador do discurso.

MODALIZADOR: INDICA PONTO DE VISTA DO AUTOR

EXEMPLO:

É APENAS UM FATO: AMANHA NÃO HAVERÁ AULA

É UMA OPNIAO: INFELIZMENTE, AMANHA NÃO HAVERÁ AULA

UM TEXTO PODE SER CHEIO DE DADOS: É TEXTO INFORMATIVO

UM TEXTO COM DADOS MAS COM MODALIZADORES: É UM TEXTO DE OPNIAO

2 advérbios de modo: terminam com MENTE; naturalmente e amplamente.

 amplamente majoritária do Brasil,(eu) queria, antes de mais(antes de continuar eu prefiro falar sobre outro assunto primeiro). advérbio de tempo

adverbio de modo no texto passa a ideia da opinião do autor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo