No período "Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o cal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845365 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O Cavalo Descontente
Era uma vez um cavalo que, em pleno inverno, desejava o regresso da primavera. De fato, ainda que agora descansasse tranquilamente no estábulo, via-se obrigado a comer palha seca.
- Ah, como sinto saudades de comer a erva fresca que nasce na primavera! dizia o pobre animal.
A primavera chegou e o cavalo teve sua erva fresca, mas começou a trabalhar bastante porque era época da colheita.
- Quando chegará o verão? Já estou farto de passar o dia inteiro puxando o arado! lamentava-se o cavalo.
Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.
- Oh, o outono! Estou ansioso pela chegada do outono! Dizia mais uma vez o cavalo, convencido de que naquela estação terminariam seus males.
Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno. E o cavalo não parava de queixar-se e de sofrer.
Quando o inverno chegou novamente, e o cavalo pode finalmente descansar, compreendeu que tinha sido fantasioso tentar fugir do momento presente e refugiar-se na quimera do futuro.
Esta não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.
É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.
Fonte: O Livro das virtudes para crianças. Willim J. Bennett /https://www.contandohistorias.com.br/html/ contandohistorias.html 
No período "Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte " as orações relacionam-se sintaticamente por meio do processo de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra B - Coordenação.

Vamos aos detalhes:

No período "Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte", observamos que temos três orações principais: "Chegou o verão", "o trabalho aumentou" e "o calor tornou-se muito forte". Essas orações estão ligadas entre si por meio de conjunções coordenativas.

Primeiro, precisamos entender o que são orações coordenadas. As orações coordenadas são aquelas que têm independência sintática entre si, ou seja, uma oração não depende da outra para fazer sentido. Elas são ligadas por conjunções coordenativas, como "e", "mas", "ou", "porém", "portanto", etc.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A - Justaposição:
A justaposição ocorre quando as orações são colocadas lado a lado, sem o uso de conjunções. Por exemplo: "Chegou o verão; o trabalho aumentou; o calor tornou-se muito forte". Como há a presença de conjunções coordenativas ("mas" e "e"), essa alternativa está incorreta.

Alternativa B - Coordenação:
Esta é a alternativa correta. As orações do período são independentes entre si e estão ligadas por conjunções coordenativas ("mas" e "e"). Portanto, trata-se de uma coordenação.

Alternativa C - Subordinação:
A subordinação ocorre quando uma oração depende sintaticamente da outra, sendo introduzida por conjunções subordinativas, como "que", "quando", "se", "embora", etc. No texto em questão, as orações têm independência sintática e são ligadas por conjunções coordenativas, então esta alternativa também está incorreta.

Alternativa D - Correlação:
A correlação ocorre quando há uma relação de interdependência entre duas orações, frequentemente introduzida por expressões correlativas, como "tanto... quanto", "não só... mas também", etc. No período analisado, não há uso de expressões correlativas, logo, essa alternativa está incorreta.

Portanto, a questão aborda o entendimento dos tipos de orações e suas conjunções, sendo necessário identificar corretamente a natureza das relações sintáticas entre elas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Temos uma oração coordenada adversativa/apositiva/contraste. EX: mas,porém,entretanto,no entanto,todavia, só que...)

abraços.

GABARITO: B

Orações Coordenadas são orações encontradas em um mesmo período, mas entre si são independentes sintaticamente. Isso quer dizer que, quando são separadas é possível entender seu sentido, independente da oração que esteja próxima.

Ex: Cheguei, comi, descansei, assistir, dormir.

Durante a caminha caiu o brinco, mas achei na volta.

Marcos e a namorada se encontraram na escola e na igreja.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/oracoes-coordenadas

A questão é de sintaxe e quer saber qual o tipo de oração presente entre as orações do período "Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte". Vejamos:

 .

A) Justaposição.

Errado.

Justaposição: processo sintático em que orações são colocadas uma ao lado da outra, sem qualquer conectivo que as ligue. Ex.: Liguei o computador, abri um arquivo, corrigi um parágrafo.

 .

B) Coordenação.

Certo. Há, nesse caso, uma oração coordenada sindética adversativa introduzida pela conjunção "mas".

Coordenação: Um período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Uma oração chama-se coordenada quando não funciona como termo de outra e nem tem outra que funcione como termo dela. Cada oração tem todos os termos necessários para estar completa. São sintaticamente independentes entre si.

Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso. (período composto por coordenação)

Oração coordenada sindética adversativa: tem valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva ... É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

 .

C) Subordinação. 

Errado.

Subordinação: um período composto por subordinação é constituído por orações subordinadas. As orações subordinadas são sintaticamente dependentes. Contêm oração principal, com uma ou mais orações subordinadas associadas a ela, que funcionam como termo de outra oração. Podem ser: adjetivas, substantivas e adverbiais.

Ex.: Peço-te que estudes como convém. (“Peço-te”: oração principal; “que estudes”: oração subordinada; “como convém”: oração subordinada)

 .

D) Correlação. 

Errado.

Correlação: correspondência ou relação mútua entre pessoas, coisas, noções, termos etc.

 .

Gabarito: Letra B 

Acertei, Oração coordenada sindética adversativa!

Gabarito: B

PMPI, vai que cole!

GAB B

Cordenação: Cada oração tem todos os termos necessários para estar completa e são sintaticamente independentes entre si.

Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso. (período composto por coordenação)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo