A imagem a seguir trata-se de um quadro de uma propaganda do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315679 Português
A imagem a seguir trata-se de um quadro de uma propaganda dos Correios veiculada na mídia por ocasião dos 500 anos de descobrimento do Brasil, utilizando a narrativa da “Carta de Descobrimento do Brasil”, de Pero Vaz Caminha. 

Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RcVN9HrjfLs.)

Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.
(A carta de Pero Vaz de Caminha. Fragmento.)

Em uma aula no ensino médio, o professor de literatura e língua portuguesa utilizou, adequadamente, o material anterior apresentado, ou seja, o texto e a exibição do vídeo referido com o objetivo de:
I. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca do período Barroco.
II. Abordar o recurso da intertextualidade apresentando o texto e o vídeo da propaganda referenciada.
III. Introduzir o período da literatura brasileira denominado Quinhentismo, empregando recursos diversificados.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica.

Letra D.

Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura.

Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi, sem dúvida, um dos maiores artistas barrocos brasileiros.

Foi durante o período colonial que o barroco floresceu no Brasil. A capital Salvador foi transferida para o Rio de Janeiro e, com isso, o número de habitantes aumentou consideravelmente no país.

Aliado à exploração de ouro, que passou a ser a principal atividade econômica desenvolvida, o aumento da população propiciou um forte desenvolvimento econômico.

Com a queda das exportações de açúcar nordestino no mercado consumidor mundial, têm início o chamado "ciclo do ouro". Nesse período, Minas Gerais passou a ser o grande foco, tendo em conta as jazidas encontradas no local.

Foi ali que a arte barroca mineira começou a despontar com Aleijadinho na escultura e arquitetura, e o Mestre Ataíde, na pintura.

Caia história no edital deste concurso?

Ou tinha algum texto com essas informações históricas para eu resolver a questão?

Não sei, achei meio fora da curva!

essa banca é fora da curva.....

Como acertei a questão.

Como é uma prova de Português e não de história, eu escolhi as resposta de acordo com o conhecimento em português. Logo, somente poderia estar correta as questões II e II. No final das conta eu nem lembrava do período Barroco. Foi isso. Força e Honra.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo