O Serviço Social brasileiro, em sua gênese, surge das fraçõe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002355 Serviço Social

O Serviço Social brasileiro, em sua gênese, surge das frações das classes dominantes como um dos desdobramentos do apostolado leigo.


Nesse sentido, assume uma ação individualizadora, voltada para o(a)

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

No Brasil, o Serviço Social aparece como profissão e adentra no espaço sócio-ocupacional na idade do capitalismo monopolista. Tem sua origem marcada nos meados dos anos 30 do século passado, no momento em que o Estado passa a intervir diretamente nas relações de força de trabalho e regulando os níveis de lutas sociais, através das políticas sociais, passa a intervir diretamente na chamada “questão social”. Através da iniciativa particular da burguesia, vinculada ideologicamente pela Igreja Católica (vertentes oriundas da concepção de serviço social franco-belga, e posteriormente norte-americana) as primeiras Assistentes Sociais em meio ao movimento católico, fazem seus primeiros passos operacionais, como agente profissional nas relações sociais, atuando impreterivelmente com as famílias operárias, sendo sua intervenção voltada ao soerguimento moral e social das famílias.  

===> soerguimento ===> erguer, levantar.

REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 4ª Ed. – São Paulo: Cortez, 1997. 

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Por quê não seria a B correta?

Maria,

A questão fala da gênese do Serviço Social, que à época era conservadora. Outro ponto é que quem media é o Estado e não o assistente social. O assistente social era mero operador ou como diz Paulo Netto, mero executor.

As pioneiras assistentes sociais possuíam um contato direto com o ambiente operário, tendo como objetivo manter o funcionamento ‘adequado’ da sociedade, cabendo-lhe a missão de desenvolverem ações voltadas para o soerguimento moral da família operária, visando conter a influência anarco-sindicalista.

IAMAMOTO, Marilda Vilella. Renovação e conservadorismo no serviço social: Ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 2007.

REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 

p.22 voltada ao soerguimento moral e social das famílias.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo