As despesas públicas podem representar encargos que não gera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q322017 Contabilidade Pública
As despesas públicas podem representar encargos que não geram acréscimo patrimonial. As despesas públicas que respondem simplesmente pela manutenção das atividades de cada órgão/entidade são denominadas despesas:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CATEGORIAS ECONÔMICAS : DESPESAS CORRENTES / DESPESAS DE CAPITAL 

Despesas Correntes :

Classificam-se nessa categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. 

Despesas de Capital :

Classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. 

Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Parte_I_PCO2012.pdf

Gabarito: B

Olha só a definição de despesa corrente no site Orçamento Federal:

despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública, como por exemplo: despesas com pessoal, juros da dívida, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com água, energia, telefone etc. Estão nesta categoria as despesas que não concorrem para ampliação dos serviços prestados pelo órgão, nem para a expansão das suas atividades.

Segundo o MCASP,

Despesas Correntes: classificam-se nessa categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

GAB B

GAB: LETRA B

A questão trata sobre a natureza legal da Despesa Pública, essa pode ser dividida em Despesa Corrente ou de Capital, nos termos do artigo 12 da Lei 4.320/64:

A Despesa Corrente é aquela relativa ao custeio da estrutura administrativa do Estado, são despesas de caráter continuado que se subdividem em:

  • (i) Despesas de Custeio: de caráter contraprestacional, voltadas para dar continuidade a serviços anteriormente criados ( inclusive para adaptação e conservação de imóveis)

  • (ii) Transferências Correntes: não possuem caráter contraprestacional, voltadas para o pagamento de subvenções e contribuições (subvenções são revertidas para o pagamento de custeio de entidades beneficiadas, podem se classificadas como sociais ou econômicas).

As Despesas de Capital são aquelas que levam a um aumento patrimonial pelo Estado ou a redução da dívida pública. São despesas de Capital:

  • (i) Investimentos: voltados para execução de programas de trabalho, obras e aquisição de imóveis para a realização destas, e aquisição de equipamentos permanentes. Gera um aumento do PIB.

  • (ii)Inversões financeiras: Aquisição de imóveis já em utilização; aquisição de títulos de empresas ou entidades que não importem em aumento de capital; e Constituição ou amento de capital de entidades ou empresas que visem objetivos financeiros ou comerciais inclusive de operações bancarias e de seguro. Geram a manutenção do PIB.

  • (iii) Transferências de Capital: nada mais são do que a transferência de recursos para outros entes públicos, sem contraprestação com o objetivo de custear os investimentos e inversões financeiras daquele.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo