Considere as informações a seguir para responder a questão....
O circuito mostrado na Figura abaixo representa a modelagem de um transformador monofásico operando em regime permanente. A tensão nominal no lado primário (conexões H1 e H2) é de 1.000 V, enquanto a tensão nominal no lado secundário (conexões X1 e X2) é de 200 V. A resistência e a reatância de dispersão do enrolamento primário valem 5 O e j2,5 O, respectivamente, assim como a resistência e a reatância de dispersão do enrolamento secundário valem 0,2 O e j0,1 O, respectivamente. Os parâmetros referentes à magnetização e às perdas no núcleo foram desprezados. A potência nominal do transformador é de 4 kVA.
Um engenheiro, ao executar o ensaio de curto-circuito no transformador, conectou uma fonte de tensão controlável nos terminais do primário, enquanto os terminais do secundário estavam em curto-circuito. O procedimento realizado foi o de regular a amplitude da tensão aplicada pela fonte até que a corrente fornecida por ela fosse igual à corrente nominal do transformador.
Nessas condições, de acordo com o circuito da modela- gem apresentado, qual a tensão, em volts, aplicada no transformador?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a = 5, a^2 = 25
Z2_1 = (0,2+j0,1)*25 = 5+j2,5
S = VI ==> 4kVA = 1000 * IN
IN = 4 A>br />
Icc = V / (Z1+Z2_1)
Fazendo Icc = IN = 4 A
4 = V / (10+j5), |V| = 20*raiz(5)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo