A transferência do limite de saque da Secretaria do Tesouro ...
operações típicas na administração federal, julgue os itens
subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda o tema da programação financeira e contabilização das operações típicas na administração federal. Para resolvê-la, é necessário entender como funciona o fluxo financeiro entre a Secretaria do Tesouro Nacional e os diversos órgãos da administração pública, tanto direta quanto indireta.
Na administração pública, o processo de distribuição e liberação de recursos financeiros envolve termos específicos, como repasse e cota. Repasse refere-se à transferência de recursos entre diferentes níveis de governo ou entre unidades da administração pública, enquanto cota está associada à liberação de limites financeiros para execução de despesas.
Agora, vamos analisar a alternativa correta:
Alternativa Correta: E - errado
A afirmativa está errada porque ela confunde os conceitos de repasse e cota. Na prática, o limite de saque é normalmente associado à liberação de recursos para execução dentro de um determinado órgão setorial, e isso não é propriamente um repasse, mas sim parte do processo da programação financeira.
A cota, por outro lado, geralmente se refere à disponibilização de recursos para execução das despesas por órgãos da administração direta. Esses recursos são liberados conforme a programação financeira e orçamentária, não sendo especificamente destinados para entidades da administração indireta, como sugerido pela questão.
Portanto, a questão apresentada está incorreta, justificando o gabarito como Errado (E).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Descentralização financeira:
• Cota: é a primeira fase da descentralização das disponibilidades financeiras, consiste na transferência do órgão central de programação financeira para os órgãos setoriais do sistema. Essa movimentação está condicionada, entre outras coisas, a efetiva arrecadação de recursos financeiros pelo Tesouro Nacional e ao montante de compromissos financeiros assumidos pelos órgãos.
• Repasse: é a descentralização das disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, recebidas anteriormente sob a forma de cota da STN/MF, sendo de competência dos órgãos setoriais de programação financeira, que as transfere para outro órgão ou ministério. Equivale ao destaque na descentralização dos créditos orçamentários. É uma transferência horizontal. →→→→→→→→→
• Sub-repasse: é a descentralização de disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, realizada pelos órgãos setoriais de programação financeira, para unidade orçamentária ou administrativa a eles vinculadas, ou seja, que faça parte da sua própria estrutura. Equivale à provisão da descentralização dos créditos orçamentários. É uma transferência vertical. ↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Pessoa,
Questão Errada
Considerada a primeira fase da movimentação dos recursos:
“A cota é o montante de recursos colocados à disposição dos Órgãos Setoriais de Programação Financeira – OSPF pela coordenação-Geral de Programação Financeira – COFIN/STN mediante movimentação intra-SIAFI dos recursos da Conta Única do Tesouro Nacional”.
Já a segunda fase da movimentação de recursos integra:
“O repasse é a movimentação de recursos realizada pelos OSPF para as unidades de outros órgãos ou ministérios e entidades da Administração Indireta, bem como entre esses”;
“O sub-repasse é a liberação de recursos dos OSPF é a liberação de recursos dos OSPF para as unidades sob sua jurisdição e entre as unidades de um mesmo órgão, ministério ou entidade”.
Fonte – Portal SIAFI: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi/atribuicoes_04.asp
Bons estudos,
Raimundo Santos
Resumindo os comentários anteriores, houve uma inversão entre os conceitos de cota e repasse na assertiva.
ORÇAMENTÁRIO FINANCEIRO
Dotação Cota
Destaque Repasse
Provisão Sub-repasse
(CESPE - Analista de Contabilidade - MPU - 2010) A movimentação dos recursos entre as unidades do sistema de programação financeira é executada por meio de cota, repasse e sub-repasse. A cota é a movimentação intra-SIAFI dos recursos da conta única do órgão central para o setorial de programação financeira, enquanto o repasse é a liberação de recursos do órgão setorial de programação financeira para entidades da administração indireta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo