A oficina mecânica de uma empresa comprou um lote de alumín...
Sabendo-se que a temperatura de fusão do alumínio é de, aproximadamente, 660 °C, que temperatura resultará na menor dureza possível?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A temperatura de recristalização não é 1/3 da temperatura de fusão para metais puros?
Daiany, por serem peças de alumínio puro, provavelmente elas se encontravam excessivamente duras devido ao encruamento. Sendo assim, para um tratamento térmico de apenas uma hora, deve-se expor o material à temperatura mais próxima possível de sua fusão, para tornar o tratamento mais eficiente.
A temperatura de cristalização é a temperatura na qual a recristalização atinge seu término em exatamente uma hora. Ela, geralmente, se situa para valores e torno ou acima de 50% da temperatura de fusão em escala absoluta. Entretanto, a depender do estado de encruamento do material.
Corrijam-me se eu estiver errado, por favor. Grato
Fiz essa questão considerando a temperatura de recristalização entre 0,3Tf e 0,5Tf, sendo que, segundo o Callister, a temperatura de recristalização para metais puros é de 0,4Tf. Considerei 0,5Tf, imaginando alta taxa de encruamento. Marquei letra D, já que era a que mais se aproximava do valor. Questão sem vergonha...
Notem que a pergunta não deseja saber qual é a temperatura de recristalização do alumínio, mas a qual temperatura durante uma hora resultaria na estrutura com menor dureza. Logo, quanto maior a temperatura, mais rápido é o crescimento de grão e quanto maior o grão, menor a dureza.
@Daiany Wagner, vc está correta(o). A temperatura de recristalização, para metais puros, começa a 1/3 da temperatura de recristalização do material, o que corresponde a 220 ° C. Porém a única temperatura acima desse valor na questão é 490 °C.
Gabarito: E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo